A Questão Da Homofobia E Diversidade Social
Por: Rose Queli Lopes • 18/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.718 Palavras (7 Páginas) • 409 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
NANCY CARDIA
MARCIO POCHMANN
SERGIO GWREMAN
SUELI SCHIFFER
DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLENCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA:
A Questão Da Homofobia E Diversidade Social
[pic 3]
Machadinho D’Oeste
2013
NANCY CARDIA
MARCIO POCHMANN
SERGIO GWERMAN
SUELI SCHIFFER
DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLENCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
A QUESTAO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Etica, Politica e Sociedade, Antropologia, Formaçao Social, Politica e Economica do Brasil Fundamentos Historicos, Teoricos e Metadologico do Serviço Social.
Professores :
Marcia Bastos
Giane Albiazzetti
Gleiton Lima
Rosane Malvezzi
Machadinho D’Oeste
2013
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO ____________________________________________
2 DESENVOVIMENTO________________________________________
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS___________________________________
4 REFERÊNCIAS____________________________________________
INTRODUÇAO
O Brasil é um pais de diversidades culturais, no entanto algumas culturas não são bem vistas por sua populaçao. Cada pessoa tem o livre arbitrio de decidir seu modo de pensar e agir individualmente e diferente de pessoa para pessoa e isso tem causado grande revolta por parte das pessoas que não concordam com essas escolhas e isso acaba sendo rebatido com atos de violencia cada vez mais frequente, tanto verbal, quanto fisica, que muitas vezes acaba em homicidios.
O que podemos ver é que a incidencia de violencia esta relacionada muitas vezes a má distribuiçao de renda que é cada vez mais desigual, e isso vem se tornando um marco na realidade brasileira, a exclusao social permaneceu no Brasil por muito tempo se por um lado estava se manifestando em regioes mais pobres e menos desenvolvidos, do ouro lado estava tambem no crescimento das grandes cidades e causou inumeros desempregos. Tanta desigualdade social seja po diferença financeiras, ou por grau de escolaridade, ou ainda, seja por cor ou raça, o Brasil se tornou ao longo desses anos um pais com altissimos numeros de homicidios, com concentraçao em locais de baixa renda, como nas favelas, e esse homicidios muitas vezes ficam sem serem solucionados, já que o numero de policiais e bem menor que o numero de habitantes. E com isso acaba que o crime se torna um forma de ressolver o ‘’problema’’ já a que a maioria dos homicidios acabam sem soluçao e os processos empilhados em Tribunais de Justiça de todo o Brasil.
No mundo em que vivemos hoje, pelo menos 76 paises tem leis que criminalizam as relaçoes homossexuais, podemos notar uma crescente aumento na questao da diversidade sexual.
DESENVOLVIMENTO
Na decada de 70 o casamemto era para sempre, porque havia uma lei que proibia o divorcio. Tempos depois foi autorizado a separaçao de casais, mas so podia ser feito uma vez na vida. A quase 30 anos a ideia de legalizaçao do divorcio desperta emoçoes tao forte quanto de permitir a uniao homoafetiva, ou seja que pessoas do mesmo do sexo possam se casar. Alguns criticos consideram isso coo ameaça a familia e sociedade e as crianças que seram educadas por pessoas do mesmo sexo, imagina a educaçao de um menino que tiver duas maes e nenhum pai, ou a menina que tiver dois pais e nenhuma mae, como saber se essas crianças iram aprender as mesmas coisas que crianças educadas por pai e mae.
E defende essa causa e uma questao de escolha individual e direitos iguais. Se o governo brasileiro legalizar o casamento gay estará reconhecendo o direito a igualdade social, estará provando para a sociedade que o casal esta apto para formar uma familia e educar seus filhos que serao cidadãos com valores morais igual todos que nascem num país livre.
Há 17 anos o Congresso lançou uma proposta que autoriza a parceria civil entre homossexuais, que seria algo bem proximo ao casamento, mas não foi aprovada ate este ano talves seja por que tenha muito tempo que esta no Congresso e as vezes já foi ate esquecido em meio à um monte de outros projetos que tambem espera aprovaçao dos parlamentares deste país. Mas isso e um caso a parte, na Holanda por exemplo desde 2001 o casamento e direitos de todos os cidadãos e as palavraas homossexual e heterossexual nem são citadas pela lei. É impossivel saber na realidade quantos casamentos gays aconteceram no país, os registros não sabem dizer se era um casal do mesmo sexo ou não. Entre os países que aprovam o casamento gay estao tambem a Belgica, Canadá, França e Bueno Aires.
Do lado oposto estao os que não aprovam a uniao homoafetiva, os países arabes que condenan a prissao quem se envolver com um apessoa do mesmo sexo, como no Zímbabue que o ditador enxerga os gays como ‘’subanimais’’ e ‘’sem direitos’’. Há dez anos o mundo começou a dividir-se entre naçoes que garantem direitos aos gays e as que não os reconhecem como cidadãos., e nessa questao o Brasil vai ter que decidir em que lado vai ficar.
Se o que entendermos por casamento entre duas pessoas, for dormir juntos todas as noites, dividir as contas, ser fieis e morram sob o mesmo teto, entao o casamento gay já existe, pois homossexuais já vivem juntos sob o mesmo teto, mesmo sem serem considerados perante a lei um casal, e terem seus direitos iguais, já que na nossa Constituição não há nada que proiba a uniao gay. O Brasil ainda tenta o projeto de lei que autoriza a uniao de pessoasdo mesmo sexo batizando-o de paceria civil, não e bem um casamento porque não da aos parceirosl a mesma garanantia que os cadados tem. A proposta de quer entrou em votaçao , se entrasse com certeza receberia todos ao ‘’não’’ dos congressistas. ‘’É um projeto emblematico dos direitos homossexuais, e por isso enfrenta resistencia maior. Vai ser dificil aprova-lo’’. É por isso que existe tanta violencia contra os homossexuais, se mesmo num país com tanta diversidade social ainda não existe uma lei que legalize a uniao gay, e ainda vai continuar acontecendo coisas que não e aprovado pela sociedade ate que a alguem tome a frente e legalize o casamento homossexual.
...