DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Por: vilmaneyde • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.833 Palavras (16 Páginas) • 85 Visualizações
[pic 1]
ANA LUCIA M. DA SILVA - RA 357780
JOELMA HENRIQUE DE SOUZA - RA 379898
SIMONE ALVES CUNHA - RA 387923
VILMANEIDE MEDRADO DA SILVA - RA 388379
O Desenvolvimento Econômico dos Países do Agrupamento
Brasil – Rússia – Índia – China – África do Sul (BRICS)
JUAZEIRO – BA
2014
[pic 2]
ANA LUCIA M. DA SILVA - RA 357780
JOELMA HENRIQUE DE SOUZA - RA 379898
SIMONE ALVES CUNHA - RA 387923
VILMANEIDE MEDRADO DA SILVA - RA 388379
O Desenvolvimento Econômico dos Países do Agrupamento
Brasil – Rússia – Índia – China – África do Sul (BRICS)
Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera – Polo de Juazeiro - como requisito de avaliação parcial da disciplina Desenvolvimento Econômico, do Curso Serviço Social, a ser postado no período de 06 a 07 de junho de 2014.
Orientadora: Prof.ª Helenrose A. da S. Pedrosa Coelho.
JUAZEIRO – BA
2014
Sumário
Introdução.............................................................................................................. 4
1 – Desenvolvimento Econômico ..................................................................................5
2 - As Diferenças entre Desenvolvimento e Crescimento Econômico...........................6
3 - O Subdesenvolvimento .............................................................................................7
3. 1 - Dependência Econômica............................................................................... 7
3.2 – Dependência Tecnologica...............................................................................7
3. 3 - Problemas Sociais............................................................................................7
3.4 – Fatores Históricos ............................................................................................8
4 – O Índice de Gini ......................................................................................................9
5 – A Curva de Lorenz..................................................................................................10
6 – O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).......................................................11
7 - Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil – 2013.............................................12
8 – O Produto Interno Bruto (PIB)...............................................................................13
9 – O PIB do Brasil ......................................................................................................14
10 – Brasil, Rússia, Índia, China, e África do sul (BRICS)...........................................15
10-1 Fatores dos países BRICS----------------------------------------------------------------16
Referências Bibliográficas --------------------------------------------------------------------17
Introdução
O presente artigo trata sobre o que é desenvolvimento econômico; a diferença entre desenvolvimento e crescimento econômico; o subdesenvolvimento; O Produto Interno Bruto (PIB); o Índice de Gini; a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); o desenvolvimento econômico dos países do agrupamento Brasil – Rússia – Índia – China – África do Sul (BRICS).
1 - Desenvolvimento Econômico
O desenvolvimento econômico ocorre quando a renda real de um país, proveniente de atividades produtivas, aumenta no decorrer de determinado período de tempo e há a incorporação de progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento da produtividade, dos salários, e do padrão médio de vida da população. Quando se fala em renda nacional, faz-se referência ao produto total de um país, relativo a bens e serviços finais. A renda nacional deve ser corrigida pelo índice de preços de bens e consumo e bens de capital. A medida mais geral de desenvolvimento econômico é a do aumento da renda por habitante porque esta mede aproximadamente o aumento geral da produtividade. Quando o desenvolvimento atinge um índice superior ao do demográfico, a renda per capita tende a aumentar.
Desenvolvimento econômico não é somente o crescimento da produção, mas o significado de aspectos qualitativos presentes no próprio processo. Um desenvolvimento econômico de qualidade é aquele que visa uma distribuição igualitária e justa de seus frutos, que propicia a redução da pobreza, que eleva o poder de compra do salário do trabalhador.
O desenvolvimento econômico visa atender diretamente um objetivo político fundamental das sociedades modernas – o bem estar – e, apenas indiretamente os quatro outros grandes objetivos que essas sociedades buscam – a segurança, a liberdade, a justiça social e a proteção do ambiente. Por isso, é importante não confundi-lo com o desenvolvimento ou o progresso total da sociedade que implica um avanço equilibrado nos cinco objetivos.
Segundo Rebouças (2010), o desenvolvimento econômico é medido por índices internos, pertencentes às instituições nacionais, e externos, referentes aos parceiros e instituições estrangeiras. O desenvolvimento desta natureza é considerado um processo que requer estudos, planejamento e ações constantes; atua em determinadas potencialidades do país e pode representar modificações e novas direções em virtude de algumas variáveis (políticas, ambientais, mercadológicas).
2 – As Diferenças entre Desenvolvimento e Crescimento Econômico
O Crescimento Econômico é comumente medido pela variação do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas por um país num determinado período de tempo. Ele é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. Já o de Desenvolvimento Econômico está relacionado à superação da relação centro – periferia, à diversificação do sistema industrial e à homogeneização dos padrões de consumo, ou seja, a melhoria do bem estar da população.
...