Estudos Disciplinares - Objetivos do Assistentes Sociais
Por: Greice Lessio • 14/11/2016 • Trabalho acadêmico • 431 Palavras (2 Páginas) • 375 Visualizações
TG – TRABALHO EM GRUPO
Aluno:
Greice Kelly Lessio RA: 1603576
POLO
São Caetano do Sul
2016
UNIP – Universidade Paulista
Quais os objetivos do trabalho do Assistente Social.
Prof.: José Junior
Introdução
Em uma sociedade organizada, o assistente social de muita importância, pois colabora na promoção das mudanças sociais, através de ações realizadas, se empenhando na melhoria do bem estar do individuo e do mundo que os rodeiam.
Seu desempenho está ligado à necessidade da solução de problemas sociais.
“Desde seus primórdios até os dias atuais, a profissão tem se redefinindo, considerando sua inserção na realidade social do Brasil, entendendo que seu significado social se expressa pela demanda de atuar nas sequelas da questão social brasileira.” (CFESS – SE – Comissão de Orientação).
O assistente social realiza um trabalho socioeducativo, com qualificação para atuar nas mais diversas áreas ligadas à condução de políticas sociais tanto publicas quanto privadas, tais como planejamentos, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.
O profissional de Serviço Social tem como principal objetivo a mudança social, resolução de problemas, incentivando a capacidade das pessoas que possam promover o bem-estar do individuo e da comunidade. O assistente social utiliza teorias humanistas e de organização social, que visam respeitar as diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza.
Desta forma, o respeito pelos direitos humanos e de justiça social são fundamentais para o trabalho do assistente social. Seu desempenho encontra-se relacionado com as necessidades da resolução dos problemas sociais.
Tendo como objetivos do seu trabalho:
- Facilitar a inclusão de grupos sociais excluídos, marginalizados, vulneráveis e/ou em risco.
- Desencadear procedimentos de proteção do individuo, que por sua condição e/ou situação de risco, não são capaz de fazer por si só.
- Desencadear dinâmicas que levem a participação da comunidade ou grupo , na defesa de melhores condições sociais.
- Defender as mudanças sociais, que promovam mudanças estruturais relacionadas com a exclusão e marginalidade social.
- Trabalhar com grupos na formulação, implementação e defesa de políticas sociais com os princípios éticos da profissão.
- Atuar nas relações do sujeito social, entre eles, o Estado.
Em fim, compreendemos que a profissão tem sua intervenção direcionada, pelos parâmetros éticos, políticos e para a contribuição de uma sociedade que supere a questão social, conquistando uma sociedade igualitária.
Conclusão
O profissional de Serviço Social, dentro de uma postura ética, tem como objetivo diminuir as diferenças sociais, capacitando o individuo para uma vida em sociedade, potencializando as características e aspectos desse individuo. Defendendo, ampliando e garantindo o direito do individuo desamparado socialmente.
...