Monitotamento
Por: kedna123 • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.062 Palavras (13 Páginas) • 110 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
2º SEMESTRE
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
CAXIAS – MA
2015
Claudia Betania Barbosa Damasceno RA- 293157
Jadiel Lima de Abreu RA-365333
Kedna Alves Abreu RA- 329989
Maria Celene Boaventura de Sousa RA- 363627
Raimundo Nonato Araujo Silva RA- 329987
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado para fins de obtenção parcial de nota da disciplina (Monitoramento e Avaliação em Serviço Social) do 2º semestre do curso de Serviço social.
Tutora Presencial: Suzana Coelho Pacheco
Tutora EAD: Ma Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
CAXIAS – MA
2015
INTRODUÇÃO
Neste Trabalho, tivemos a oportunidade de nos aprofundar nos estudos da Disciplina de Monitoramento e Avaliação em Serviço Social, abordar a importância da eficiência, eficácia e efetividade na gestão pública, para o desenvolvimento de avaliação, identificar as propostas de estruturação de um sistema de indicadores para subsidiar o processo de formulação e avaliação de políticas e programas públicos no País.
Avaliação e Monitoramento nas Politicas Sociais
A Avaliação e Monitoramento são essenciais para que o projeto a ser desenvolvida seja feitas com vistas ao aperfeiçoamento dos programas, para redirecionamento de seus objetivos, ou mesmo a reformulação de suas atividades.
De acordo com o texto, o fortalecimento e garantia da implantação do SUAS, faz-se necessária construção e a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação, porém a avaliação de politicas públicas não é simplesmente um instrumento de redirecionamento dos programas empreendidos pelo governo mas, especialmente uma ferramenta capaz de prestar contas á sociedade das ações governamentais.
Monitoramento é um processo sistemático e periódico de análise da gestão, funcionamento e desempenho de programas e projetos. Tem como objetivo identificar desvios na execução das ações, entre o programado e o executado, diagnosticando suas causas e propondo ajustes operacionais, como vistas á adequação entre o plano e sua implementação, as atividades de monitoramento são desenvolvidas durante a execução do programa, portanto é muito importante ter conhecimento do projeto nas fases iniciais e final.
Observamos que as ferramentas que se utilizam para recolher os dados de pessoas em situação de vulnerabilidade social são importantes para o aprimoramento da vigilância social, No entanto, na Cidade de Londrina, foi construído, pela a equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, um sistema virtual de cadastro e controle, para a utilização de toda a rede sócio- assistencial governamental e não governamental denominado IRSAS- Informatização da Rede de Serviços da Assistência Social, por meio dessa ferramenta todos os cadastros de pessoas atendidas pela rede de serviços pode ser compartilhado, com diversas informações de diferentes tipos de serviços assistenciais.
Os indicadores é um instrumento usado para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas.
O sistema de avaliação e monitoramento das Políticas e Programas Sociais: a experiência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil.
O Ministério de Desenvolvimento e Combate a fome no Brasil (MDS), vem se modernizando para a gestão das politicas públicas, e voltados para a melhoria das ações do estado, a necessidade de criar e implementar um sistema de avaliação e monitoramento, para a eficiência a aplicação dos recursos públicos.
O objetivo desse livro foi mostrar como foi feito todo o processo para a construção e operação do sistema de monitoramento e avaliação, no inicio de 2004, até o primeiro semestre de 2006.
O desafio enfrentado pelos dirigentes da nova unidade de avaliação e monitoramento do ministério foi: como e por onde começar a organizar um sistema para programas implementados por outras secretárias, de modo geral, as avaliações são executadas por instituições externas, propor medidas de correção e orientar os tomadores de decisão, gestores e demais atores envolvidos no processo de formulação e implementação, os estudos podem utilizar diferentes metodologias e se referir a distintos campos do conhecimento. Uma boa prática na área de avaliação de políticas e programas sociais é a realização de estudos interdisciplinares e que combinem metodologias quantitativas e qualitativas, para que se possa correlacionar diferentes dimensões de um programa ou política.
Um dos objetivos da construção do sistema de monitoramento dos programas do MDS foi a instituição de um processo contínuo de acompanhamento do desempenho dos programas em relação às metas, em que resultados podem ser medidos por meio de indicadores produzidos regularmente com base em diferentes fontes de dados e disponibilizados online.
Foi preciso preparar uma base de dados com as variáveis selecionadas para a construção dos indicadores. Procedeu-se, então, ao levantamento das variáveis relativas aos programas existentes nos bancos/sistemas de informação do MDS, bem como sobre a rotina de recebimento dos dados primários.
A SAGI assumiu um lugar definido na divisão social do trabalho no campo da avaliação: contratante de serviços. Ainda que frequentemente membros da equipe realizem estudos, levantamentos e análise de problemas específicos, uma iniciativa do MDS para a modernização da gestão de suas políticas também é parte de um processo voltado para a melhoria da eficiência, eficácia e efetividade de um conjunto de ações do Estado.
Desenvolvimento em Questão
A importância deste artigo é observável em constatações como a de Frey (2000, p. 229), ao afirmar que “a fase da avaliação é imprescindível para o desenvolvimento e a adaptação contínua das formas e instrumentos de ação pública”. Além de ser respaldada por pesquisas como a de Ghelman (2006), ao concluir que, apesar de a questão da eficiência fazer parte do discurso de melhora da gestão pública, sendo inclusive um princípio constitucional que rege a administração pública, a quase totalidade das organizações pesquisadas não possuíam indicadores que tratassem desta questão.
...