Montesquw
Por: aliovandos • 1/10/2015 • Resenha • 261 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
O federalista
Madison afirmava que era necessário encontrar formas de neutralizar as facções, já que não poderia eliminá-las, por estar na natureza humana. O indivíduo tem a total liberdade de escolha, entretanto o ser humano e falho e tem defeitos, que por muitas vezes acaba se rendendo as tentações, e os benefícios oferecidos pela corrupção.
A pessoa que já entra no governo com esse espírito faccioso e com más intenções, usando os votos do povo, povo este que o elegeu, para depois traí-lo. Em todo governo existem facções infiltradas.
As facções eliminam qualquer possibilidade de haver igualdade, gerando sim mais corrupção, que afeta o povo, aumentando a miséria, impedindo que as verbas repassadas para amparar a população cheguem realmente a quem necessita, e que lhe é direito.
“À maioria aplica-se o principio da tendência natural ao abuso de poder quando este não encontra freios diante de si”.(WEFFORT, 2006, P, 253). Para tentar neutralizar essas facções, e impedir esses abusos de poder, criam se leis federais, que valem para todos, para coagir e impedir que as pessoas se tornem corruptos, e por não temerem represarias, cria-se o exercito para se fazer cumprir as leis.
Porem sob um território mais extenso, e com um número maior de cidadãos aumenta a quantidade de facções, se tornando um jogo de interesses que gera conflitos entre eles, onde não tem como somente uma única facção ter todo o poder centralizado.
A busca da maioria da sociedade esta sim nos princípios da justiça e do bem comum.
Bibliografia
WEFFORT, Francisco C. Os Clássicos da Política, V1. 14º Ed. 2006, Editora Ática, São Paulo.
...