Projetinho
Por: apantoja • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.874 Palavras (8 Páginas) • 276 Visualizações
Projeto de Pesquisa Bibliográfica apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas; Pesquisa Social e Oficina de Formação e Seminário Interdisciplinar V.
Orientador: Professores: Amanda Boza, Maria Ângela Lucimar Pereira, Rodrigo Zambom e Tutora Maria Raimunda Martins Barbosa.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA...............................................4
3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS..........................................................................4
3.1 GERAL..................................................................................................................4
3.2 ESPECÍFICO........................................................................................................4
4 JUSTIFICATIVA........................................................................................................5
5 METODOLOGIA.......................................................................................................5
6 REVISÃO BIBLIOGRAFICA.....................................................................................6
6.1 ASPECTOS DO ENVELHECIMENTO...................................................................6
6.2 DIREITOS FUNDAMENTAIS DO IDOSO.............................................................7
6.3 O ASSISTENETE SOCIAL NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL.....................................7
7 CRONOGRAMA DE PESQUISA..............................................................................8
8 ORÇAMENTO...........................................................................................................9
9 RESULTADOS ESPERADOS 9
REFERENCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Há uma diversidade de estudos relacionados aos idosos, envolvendo múltiplos assuntos dentre eles aspectos Biológico e Psicossocial que estão ligados à saúde do ser humano.
À medida que o avanço da idade se aproxima o corpo estará manifestando uma série de mudanças que afetaram e mudaram significativamente a vida do ser humano. A partir dessa perspectiva, revela a descriminação sofrida pelo idoso, por sua família e a sociedade. O isolamento e o abandono são consequências marcantes e comuns na sociedade contemporânea.
Portanto, a presente Pesquisa Bibliográfica implicara no levantamento de dados de fontes variadas de pesquisa, com o objetivo de investigar o envelhecimento saudável dos idosos que participam dos grupos de terceira idade e explorar quais políticas sociais evidenciam-se nos trabalhos desenvolvidos com estes idosos principalmente para que sejam reconhecidos como sujeitos autônomos e capazes de um exercício pleno de sua cidadania.
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A questão levantada nesta pesquisa surge com o objetivo de investigar as iniciativas dos grupos de terceira idade e como ocorre à inclusão social e se há garantias de direitos aos idosos participantes?
3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS
2.1 GERAL
Analisar a importância de se compreender o envelhecimento como um processo que tem duração em toda a vida. Bem como, pesquisar sobre a qualidade de vida social na qual, pressupõe a existência da saúde e da capacidade funcional dos indivíduos, sendo que esta é determinada a partir do nível de autonomia supostamente apresentado pelos idosos que participam de grupos de terceira idade no sentido de atende as necessidades sociais, políticas e culturais.
2.2 ESPECÍFICO
Identificar as características políticas, sociais e econômicas apresentadas pelos grupos de terceira idade.
Investigar como se da à participação desses idosos nos grupos.
Analisar qual o atendimento assistencial que é oferecido no grupo de terceira idade.
Explorar se os grupos de terceira idade contribuem para um envelhecimento saudável dos idosos participantes.
Analisar quais atividades de laser é desenvolvida no grupo de terceira idade para os idosos.
3 JUSTIFICATIVA
As transformações históricas modificaram profundamente a sociedade brasileira sendo responsável pelo desmonte dos sistemas de proteção social já consolidados no mundo capitalista e pela grande dificuldade de implementação de direitos conquistados, bem como pela consolidação de uma tendência à mobilização de recursos individuais e comunitários, especialmente da família, como fontes de proteção social, dos grupos de terceira idade responsáveis pela inclusão social do idoso. Além disso, um outro processo fundamental nesse contexto é da Política Assistencial Social, responsável pela garantias de direito, difusão de novas tecnologias de informação, comunicação e avaliação, gerando importantes mudanças sociais.
5 METODOLOGIA
A pesquisa será de cunho exploratório para proporcionar maior conhecimento do problema, com a utilização de estudos já desenvolvidos em material publicado em livros, revista, jornais;
...