QUESTIONARIO DE VISITA
Por: Arlene Silva • 18/8/2016 • Seminário • 371 Palavras (2 Páginas) • 135 Visualizações
UNIP-FAECE
4 Semestre de Serviço Social
ENIGMAS DO SERVIÇO SOCIAL
Fortaleza, Novembro de 2015.
ENIGMAS DO SERVIÇO SOCIAL
Resumo do trabalho apresentado em sala de aula, do curso de Serviço Social, na Faculdade UNIP-FAECE .
Professora: Juliana Maranhão
Ana Julia da Rocha Rodrigues
Ana Karoline Lima Ferreira
Ana Raquel Martins Claudino
Arlene de Sousa Silva
Diana Maria Silva Nogueira de Queiroz
Luciana Mary Rabelo de Lima Feitosa
Francisco Jose Silva Rodrigues
Kelly Costa de Oliveira
Tuane do Nascimento Gomes
Valderi Luis de Andrade
Fortaleza, Novembro de 2015.
O trato da questão social e da proteção social requer uma grande reflexão. Além dos limites sócio históricos, por conta das características em espaço e tempos diferenciadas. Processo de reconhecimento de conflitos sociais presentes na sociedade capitalista. São presentes questões neste termo que refletem as contradições da sociedade: as extremas desigualdades resultantes dos modos de produção e reprodução social e desenvolvimento.
Nesse contexto, o social adquire um alto grau de interesse; nas abordagens mais amplas, ele demarca uma nova dimensão que resgata noções clássicas aparentemente abandonadas, ora tinge concepções que ignorava, buscando oferecer uma nova identidade a projetos criticados, ora pretende fazer novas saídas para a crise social.
São diversas as perspectivas de pensamento que se apropriam do termo questão social ao longo dos tempos e sua utilização de forma distorcida pode minimizar os efeitos produzidos pelos processos sociais que envolvem tal questão.
Carta Comunitária
Tentativa de chegar em um modelo social europeu. Surgiu da necessidade de que a dimensão social estivesse presente ao âmbito das atividades trabalhistas encaminhadas a instaurar na comunidade, um mercado único. Contém os seguintes aspectos: livre circulação; emprego e retribuição; melhoria das condições de vida e de trabalho; proteção social; liberdade de negociação coletiva, formação profissional; igualdade de trato entre homens e mulheres; informação, consulta e participação dos trabalhadores; proteção da saúde e da segurança no ambiente de trabalho; proteção dos meninos e dos adolescentes, pessoas de idade avançada; pessoas com atividade limitada.
A questão social foi constituída em torno das transformações econômicas, politicas e sociais ocorridas na Europa do séc. XIX. Entretanto as transformações societárias que vem ocorrendo nas economias capitalistas desde a década de 1970 tem alterado o tratamento teórico da questão.
...