Relatório supervisionado
Por: salet.m • 14/9/2015 • Relatório de pesquisa • 409 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 2]
FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA
PROJETO SUPERVISIONADO 2
SALETE MARIA DE JESUS OLIVEIRA
RA: 4310777180
ITAPECERICA DA SERRA- SP
2015
NOME: SALETE MARIA DE JESUS OLIVEIRA
RA: 4310777180
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Itapecerica da Serra
2015
RELATÓRIO FINAL
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, é um projeto ofertado, para complementar o trabalho da área de Serviço Social, tem como foco o desenvolvimento de atividades com crianças, familiares e comunidade, onde previne situações de risco, exclusão social e em especial violência doméstica e trabalho infantil. Suas intervenções são baseadas em brincadeiras, que viram um estimulo, onde as experiências vividas são refletidas, superadas e convertidas em uma privilegiada forma de expressão.
O projeto tem como objetivo principal, fortalecer a convivência familiar e comunitária, complementando o trabalho social, onde buscamos prevenir riscos, ampliar conhecimentos, proteger e assegurar os direitos de cada cidadão, principalmente o direito das crianças e adolescentes.
Toda criança tem direito de brincar, de praticar esportes, ter lazer e exercer atividades socioeducativas com suas famílias, dessa forma automaticamente acontecerá a proximidade entre pais e filhos, que nos dias de hoje, com a correria do dia a dia e a necessidade das mães trabalharem, se torna meio difícil. O projeto de fortalecimento de vínculos foi criado para aproximar pais e filhos através de brincadeiras e esporte.
Ofertamos para as crianças e adolescentes, atividades de recreação como; oficinas de arte, dança e esporte, desta forma afastamos as crianças das ruas e do trabalho precoce, nossa carga horária é de pelo menos 15 horas (semanais) e todas as frequências são registradas através de lista de presença, nossas atividades são de caráter pedagógico, cultural e esportivo.
As crianças e adolescentes, tem a liberdade de escolher as atividades que querem praticar, dessa forma participam com vontade, sentem prazer em estar ali, não são forçados a fazer o que não querem. Hoje vemos os conflitos e as dificuldades que as famílias enfrentam com seus filhos, as rodas de conversas, acabam fazendo as famílias perceberem a importância de orientar as crianças e não abrir mão dos seus filhos e que a família é o pilar e a estrutura das crianças.
Essas experiências auxiliam em muito o processo de inserção no mercado de trabalho e na sociedade, uma vez que possibilita aos participantes uma interação maior de vínculos com o mundo a sua volta.
...