Tinico politicosdimensoes e
Por: mariayuri • 12/6/2015 • Trabalho acadêmico • 725 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
SERVIÇO SOCIAL, INSTRUMENTOS E PRÁTICAS
A formação profissional do serviço social é marcado por confronto de maneira teórica metodológica, ético político e técnico operativo, estas contradições tem trazido angustias para os profissionais, contribuindo para uma divisão no interior da categoria, do profissional que pensa e do profissional que faz.
As reflexões realizadas pelo projeto ético político e pela pratica do assistente social através destes profissionais, demonstram um conhecimento com o tema questionado tudo em vista da necessidade de ter uma clareza teórica sobre as conquistas e os projetos da profissão do serviço social.
É necessário para a materialização reconhecer que o projeto ético-politico não é um produto endógeno, pronto, nem mesmo uma distração, o projeto ético político é uma longa construção social que insiste diante das forças políticas, implicando sempre a exigência de luta por hegemonia.
O serviço social é uma profissão dinâmica, cabe ao assistente modificar a sua forma de atuação profissional, em decorrência da demanda que é colocada e da necessidade de responder as exigências e as contradições da sociedade.
As dificuldades vivenciadas em grande parte dos campos de atuação do assistente social são muitas, é preciso acompanhar os passos da sociedade e olhar os novos espaços como possibilidade de intervenção sobre a realidade social, através da direção ético político do trabalho profissional. O assistente social deve buscar enfrentar as questões existentes, tendo um entendimento melhor da vida social, sem deixar de existir busca ativa e proativa e sempre atentos as mudanças e as transformações ocorridas.
Uns dos maiores desafios que o assistente social vive na atualidade é desenvolver sua capacidade de conhecer passo a passo a realidade da sociedade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos.
Com a pratica do estagio foi analisado que o mesmo é um momento fundamental para a nossa formação, com a pratica o profissional deve coordenar e desenvolver programas para intervir a pobreza, que assegure a vida social, dando acesso a bens, serviços e renda para que essa sociedade sejam livres da vulnerabilidade tanto de pobreza como da exclusão social.
Os instrumentos técnicos – operativos utilizados pelo assistente social , dependendo da atribuição do dia, eles são vários e indispensável para intervir em algumas situações.
Na pratica são usadas muitos instrumentos um deles são as folhas da produção diária, que é um instrumento que o assistente anota as demandas do dia a dia, nestas anotações é colocadas as datas e as ocorrências da atividade que é executada no dia programado, também um dos instrumentos muito importante é a observação que consiste na ação de perceber e conhecer um fato que possa explicar a compreensão da realidade, e encontrar os caminhos necessários os objetivos a serem alcançados.
As visitas domiciliares fazem parte de mais um instrumento, as visitas é uma pratica investigativa de atendimento realizado pelo profissional junto ao individuo em sua própria casa, tem como finalidade fazer acompanhamento relacionado as condições de moradia e saúde.
As entrevistas é um instrumento utilizado pelos profissionais junto aos usuários para levantamentos e registros de informações, com o objetivo de conhecer a historia de vida, definir procedimentos metodológicos e colaborar no diagnóstico social. Outro instrumento são os relatórios são documentos de registros de informações, observações, pesquisas e investigações, serve como registro capaz de subsidiar as decisões.
...