Trabalho academico projeto
Por: filhadorei01 • 4/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO 03
2. JUSTIFICATIVA 05
3. OBJETIVOS 06
3.1 Geral.................................................................................................................... 06
3.2 Específico............................................................................................................ 06
4. PÚBLICO-ALVO... ................................................................................................ 07
5. METAS A ATINGIR.............................................................................................. 07
6. METODOLOGIA.................................................................................................. 07
7. RECURSOS HUMANOS....................................................................................... 09
8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS.................................................. 09
9. AVALIAÇÃO................................................................................................................ 09
10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO .......................................................................10
11. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA......................................................................11
1. APRESENTAÇÃO
Neste projeto buscaremos realizar um estudo da realidade territorial do Município de Bom Jesus da Lapa- BA, iniciado de uma leitura de pesquisa no CRAS (Centro de Referência de assistência Social) do Bairro Cavalhada, sobre o Estatuto do Idoso, tendo como objetivo levar aos usuários o esclarecimento sobre o Conselho Municipal do direito do Idoso (CMDI)
Bom Jesus da Lapa localizada a 796 km de Salvador, capital da Bahia, é uma cidade turística religiosa por conter a primeira maravilha do Brasil o morro do Bom Jesus, uma igreja católica de pedra que recebe romeiros a mais de 300 anos, hoje sua população chega a 65.148 habitantes, e com índice elevado de demandas apresentadas no contexto social.
Durante o estágio supervisionado III tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre a realidade dos bairros de abrangência do CRAS, sendo eles Nova Brasília, Cavalhada, Centro, São gotardo e Beira Rio. Por meio das visitas domiciliares, dos atendimentos dos profissionais, de grupos de convivência, do contato com as famílias durante o cadastramento no CRAS, isso foi possível identificar alguns problemas relacionados à realidade das pessoas idosas em situação de desconhecimento do conselho Municipal do direito do Idoso e ate mesmo da violação dos seus direitos como cidadãs. Portanto este projeto justifica-se a importância do fortalecimento dos vínculos dos grupos de convivência da pessoa Idosa.
2. JUSTIFICATIVA
A proposta deste projeto é uma iniciativa da aluna de Serviço Social e estagiária do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, que tem por objetivo promover um encontro entre a equipe do CRAS e os Idosos para uma apresentação sobre o esclarecimento e conhecimento do conselho municipal do direito dos idosos com vinculo ao grupo de convivência do CRAS sobre, o Estatuto do idoso e o CMDI, enquanto o esclarecimento aos usuários, visando a orientação dos mesmo dos seus direitos e deveres, Vale ressaltar que o idoso é parte integrante e imprescindível da dinâmica social e são sujeito de direitos, autonomia e identidade. Levando em conta que a Constituição Federal de 1988 trouxe avanços no âmbito dos direitos sociais e garantiu a participação popular e o exercício do Controle Social nas Políticas Publica. § 1o É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.
Art. 7o Os Conselhos Nacional, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais do Idoso, previstos na Lei no 8.842, de 4 de janeiro de 1994, zelarão pelo cumprimento dos direitos do idoso, definidos nesta Lei.
O Art. 3o da Lei no 8.842, de 4 de janeiro de 1994 do ESTATUTO DO IDOSO
Afirma que:
I - a família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida;
Bom Jesus da Lapa – BA enfrenta grandes problemas com a existência de falta de conhecimento da pessoa idosa e esclarecimento dos seus direitos, gerando assim uma necessidade de realizar um projeto de intervenção voltado para o Idoso. No qual levamos em conta que foi a partir da Constituição Federal de 1988, onde se deu a largada de um processo novo para a efetivação dos direitos estabelecidos, nos quais aprovam em 1993 a LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social que realiza a PNAS – Política Nacional de Assistência Social e prevê a implantação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. E julgando necessário assegurar a proteção social às referidas famílias, instalou-se nessa cidade a Secretaria de Assistência Social, contribuindo assim para a consolidação de ação governamental municipal por meio de articulação dos programas sociais, tendo como o CRAS a referencia para encontros de grupos de convivência da pessoa Idosa que buscam promover uma melhor qualidade de vida, assegurando-lhes as necessidades básicas e o esclarecimento dos seus direitos como cidadãs. O CMDI é um órgãos de caráter deliberativo e paritário que tem a finalidade de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da Política de Assistência Social, zelando assim, pela implementação e pela efetivação do SUAS. Assim,quero desenvolver o presente projeto de esclarecimento, e levando ao conhecimento aos usuários o conhecimento do CMDI da cidade de Bom Jesus da Lapa.
...