A Atuação do Assistente Social no acesso aos direitos sociais
Por: Lidiane Felipe • 7/4/2018 • Trabalho acadêmico • 317 Palavras (2 Páginas) • 500 Visualizações
UNIP
Curso: Serviço Social
Turma: 2017.1
Aluna: Lidiane Felipe Herminio
RA: 1739704
Polo: Guarabira
Trabalho em Grupo-TG
A atuação do Assistente Social no acesso aos direitos sociais
Os direitos sociais emergem de embates políticos e são frutos de ações de protagonistas sociais que reivindicam e problematizam suas demandas, objetivando um sistema de cobertura ás exclusões e vulnerabilidades vivenciadas, expressando ações contra a ordem, na medida em que aponta para novos padrões de convivência e sociabilidade. A luta por direitos é um processo de construção coletiva, transformando os usuários em sujeitos potencialmente revolucionários.
Nesse contexto de lutas e construções coletivas insere-se o Serviço Social, enquanto profissão interventiva e comprometida com os interesses das classes populares, atuando como co-participante na construção de processos emancipatórios que produzam impactos na ação e construção de sujeitos sociais.
O Serviço Social tem um compromisso ético-político com a classe trabalhadora com o intuito de fortalecer a organização e os processos de resistência dessa classe para o enfrentamento da questão social e a defesa de seus direitos e interesses, objetivando novos padrões de sociabilidade. É uma prática e processo de atuação que se alimenta por uma teoria e volta a prática para transforma-la, um contínuo ir e vir iniciado na prática dos homens face aos desafios de sua realidade.
O Assistente Social é um profissional que implementa políticas sociais e que atua na relação direta com a população usuária. Eles se dedicam as lutas pela implementação das políticas públicas e pela universalização dos direitos sociais, direcionando sua prática profissional, para a defesa e ampliação da esfera pública em favor da coletividade. É um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento.
Portanto, o Assistente social é um profissional a serviço dos direitos, da cidadania e da justiça social, que surgiu a partir das demandas sociais. E que tem um compromisso com as classes menos favorecidas socialmente, em busca da transformação de suas realidades.
Referências bibliográficas:
http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/1534/1464
http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n1/14_Assistente_Social.pdf
...