A Caracterização Institucional CRAS
Por: Leide Ribeiro • 14/8/2018 • Trabalho acadêmico • 3.387 Palavras (14 Páginas) • 938 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1. CARACTERIZAÇÃO HISTÓRICA 3
1.1 Identificação da Intituição 4
1.2 Estrutura Organizacional 4
2. OBJETIVO INSTITUCIONAL 6
2.1 Natureza dos Programas e Projetos 6
2.2 Política Social 7
2.3 Recursos Financeiros 7
3. ÂMBITO INSTITUCIONAL 8
3.1 Caracterização da População 8
3.2 Processo Decisório 8
3.3 Relação Demanda/Cobertura do Atendimento 8
3.4 Histórico do Serviço Social na Instituição 8
3.5 Cotidiano do Exercício Profissional 9
3.6Relação Profissional de Trabalho com os demais Atores Institucionais 9
3.7 Dimensão Ético-Política 9
REFERÊNCIAS 11
1. Caracterização Histórica
1.1. Identificação da Instituição
Em 2005, foi implantado o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), no município de Ubaíra, situado na Rua do Córrego, com o objetivo de prevenir de ocorrências de famílias em situações de risco social e vulnerabilidade social, buscando desenvolver potencialidades e aquisições do fortalecimento de vínculo familiar e busca pela ampliação da cidadania.
O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, também conhecido como “Casa Da Família” é uma unidade pública que dá acesso ao direito e a garantia de serviços de proteção básica, é destinado às famílias com maior probabilidade de vulnerabilidade e risco social. É uma unidade efetivadora sendo a porta de entrada da referência e contra- referência do usuário na rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), atuando com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à prevenção.
O Centro de Referência e Assistência Social está vinculado ao funcionamento do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), visando fortalecer a função de proteção das famílias prevenindo a ruptura de laços familiar, promovendo acessos de direito. É atribuição do PAIF fortalecer a função protetiva da família com objetivo de prevenção a ruptura de vínculos, a promoção de ganhos sociais, programas de transferência de renda e são encontrados nesse serviço pessoas de baixa renda, especialmente, as famílias inseridas no CadÚnico, programas do governo federal, famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada BPC.
A proteção social da assistência dá-se por meio do CRAS, reconhecendo as demandas da população e as desigualdades sociais existentes, sendo assim, é de suma importância da presença de políticas sociais para reduzir as questões sociais da sociedade, prevenindo situações de vulnerabilidade social, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nas localidades.
- Estrutura Organizacional
O município de Ubaíra tem como gestor o Prefeito Fred Andrade e como secretária de Ação Social Ana Rita Bastos, que juntos buscam atender as necessidades da população da sede e zona rural.
O CRAS busca atender as famílias em situação de vulnerabilidade social, fortalecer a convivência com a família e comunidade. Sendo assim, o Centro de Referência e Assistência Social, é o lugar que permite o primeiro acesso das famílias com a proteção básica. É composto por uma equipe multidisciplinar e seu funcionamento é de 8 horas por dia.
A estrutura organizacional do CRAS de Ubaíra é composta de Ministério do Desenvolvimento Social, Governo do estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Ubaíra e Secretaria de Ação Social. Possui um quadro de funcionários composto por:
- Carla Barreto Santos – Assistente Social do PAIF
- Cláudia Teixeira dos Santos – Auxiliar de Serviços
- Cleonice Vieira – Visitadora do Criança Feliz
- Daniel Sutil dos Santos – Orientador Social
- Flávia Teixeira Lisboa – Supervisora do Programa 1° Infância
- Jean Nascimento – Recepcionista
- Jessica Senhorinha Amorim dos Santos – Assistente Social Equipe Volante
- Luzenilda Souza dos Santos – Auxiliar Administrativo
- Raiana Camila Alves dos Santos - Psicóloga do PAIF
- Soraia de Souza Ribeiro – Coordenadora
- Sidneia de Souza – Visitadora do Criança Feliz da 1° Infância
- Wilson Pereira da Silva – Auxiliar de Serviço Gerais
- ArisClaúdia Almeida – Orientador Social
A estrutura física é composta por:
- 01 Recepção
- 01 Cozinha
- 03 Salas para os Técnicos
- 01 Sala para fins Administrativos
- 01 Sala para o Programa CadÚnico
- 01 Sala de Recreação
- 02 Salas para os grupos
- 02 Banheiros
2- OBJETIVO INSTITUCIONAL:
O Centro de Referência e Assistência Social é organizado de modo a oferecer assistência social para os usuários, além do objetivo de acolher e ofertar serviços de proteção básica, buscando prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o CRAS tem por finalidade garantir o fortalecimento de vínculo familiar com foco principal em indivíduos que necessitam da assistência social, o foco principal de atuação do CRAS é a prevenção e promoção da vida, porém isto não significa desconsiderar outros problemas relacionados a vulnerabilidade social.
...