A Guerra do Fogo
Por: Larissa Aranha • 1/8/2016 • Resenha • 408 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]
A guerra do fogo
Professora: Janaína Bilate
Aluna: Larissa Aranha
O filme A guerra do fogo se passa em 80.000 a.c e, se concentra na tribo Neanderthal Ulam, as primeiras espécies viviam em cavernas por causa das temperaturas do período glacial e também para se protegerem dos animais. Nesse período, a utilização do fogo é uma grande descoberta, e essa tribo (Neanderthal Ulam) detinha dessa tecnologia que se torna o elemento central da história junto com o trabalho.
O filme tem como história central a briga entre dois grupos que tinham hábitos diferentes de vida devido a diferente evolução. Por se passar na pré-história o filme não apresenta diálogos, e a única forma são, gritos, gestos e linguagem corporal.
No decorrer da história é mostrado uma constante luta entre tribos para manter a posse do fogo, espantava os bichos, ajudava a aquecer os alimentos e esquentar do frio. A tribo Ulan é atacada por lobos e macacos, perdendo o fogo.
Durante o filme três membros vão em busca de uma nova chama pela floresta, e no caminho eles enfrentam animais pré-históricos, a natureza e o desconhecido, eles encontram a tribo Ivakas, que sabia como fazer fogo. Para descobrirem como fazer o fogo, eles sequestram uma mulher.
A partir disso, podemos perceber que para haver essa união, houve interesse por parte do homem. Depois, a mulher volta a conviver com o grupo Ulam, havendo uma nova associação humana. É interessante o fato deles se apaixonarem já que são de tribos diferentes. E assim surge a expressão de sentimento do homem. Eles descobrem a afetividade entre homem e mulher.
Enquanto a tribo Ulam tinha o fogo como um fenômeno sobrenatural, cultuando-o, pois não tinham noção como fazê-lo, o segundo grupo, a tribo Ivakas, dominava a tecnologia do fogo.
A primeira imagem do filme mostra como era o mundo para aqueles homens naquela época. Uma terra não explorada, com um pequeno foco de fogo. Era um mundo imenso e desconhecido. Naquela época, os homens ainda estavam em experiência com novos tipos de situações. No filme, é possível perceber a fragilidade quando três personagens são perseguidos por leões e eles sobem em uma árvore e ficam um tempo, comendo as folhas da árvore.
Na cena final do filme onde o casal protagonista olha para a Lua, provavelmente pensando no futuro, a moça percebe que está grávida, e podemos perceber que isso foi só o início, uma pequena parte de onde tudo começou, um novo mundo, com novas descobertas e tecnologias.
...