A Historia Da Contabilidade No Brasil
Exames: A Historia Da Contabilidade No Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tassielly • 16/2/2014 • 474 Palavras (2 Páginas) • 1.111 Visualizações
A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL
Unifasc
Taynara Tasse Oliveira
Ciências Contábeis 1° Período
A contabilidade no Brasil foi iniciada a partir do período colonial. Com a evolução da sociedade, e a necessidade de controles contábeis das primeiras alfândegas surgidas. Assim é que começou as preocupações com o ensino da área contábil. Gaspar Lamego foi o primeiro contador geral das terras do Brasil nomeado por Portugal.
Foi com a chegada da Família Real no Brasil que ocorreu um desenvolvimento socioeconômico e cultural mais efetivo na colônia devido vários acontecimentos como a abertura de portos, além da criação do Banco do Brasil originando a emissão do papel moeda.
Em 1754 no Brasil ainda como colônia de Portugal foi iniciada a formação profissional na área contábil e foi autorizada a criação do curso superior “Aula de Comércio”. Mas foi só em 15 de julho de 1809 é que foi oficializado as Aulas de Comércio com nomeação do Sr. José Antônio Lisboa, ou Visconde Cairu como ficou conhecido. Ele foi o primeiro professor de contabilidade no Brasil.
Após a proclamação da república foi oficializada a profissão de Contabilistas pelo Grêmio de Guarda Livros ( nome dado aos contadores da época). Novas práticas contábeis ocorreram por causa da exigência de modernização da sociedade e da expansão das atividades comerciais.
A necessidade de introduzir a contabilidade na gestão empresarial se deu por conta do grande desenvolvimento de São Paulo com a expansão da economia cafeeira.
Outros dói fatos importantes para o desenvolvimento da contabilidade foram a fundação da Faculdade de Ciência Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo, que mais tarde também incluiu o curso de Ciências Contábeis e a introdução de um novo método contábil no Brasil feito pelo professor José da Costa Boucinhas.
No Brasil, a primeira referência oficial à escrituração e relatórios contábeis ocorreu no ano de 1808, elaborada pelo Príncipe Regente D. João VI.
O processo de escrituração das contas só poderia ser feita por profissionais que estudassem aulas de comércio, sendo essas aulas realizadas no Brasil originárias de Portugal e preparavam os empregados do comércio para o exame na Junta Comercial.
Em 1869 foi criado a Associação dos Guarda-Livros da Corte, sendo reconhecido oficialmente no ano seguinte pelo Decreto Imperial nº 4.475, este fato foi importante, pois estava constituído o guarda-livros, como a primeira profissão liberal do Brasil.
O profissional da área contábil nos dias de hoje deve ter um conhecimento e boa qualificação. Diante das novas necessidades do mercado, que dispõe de muitas informações em reduzido espaço de tempo, e devido às inovações tecnológicas, é exigido do profissional ética, agilidade diante dos problemas, auxílio na tomada de decisões, além de manter-se atualizado continuamente.
...