A Sociologia De Durkeim
Artigos Científicos: A Sociologia De Durkeim. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: niwbispo • 22/5/2013 • 317 Palavras (2 Páginas) • 485 Visualizações
Objeto Da Sociologia De Durkheim
Enviado por VIVIANEALVES, maio 2011 | 2 Páginas (287 Palavras) | 3161 Consultas |
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O Objeto da sociologia de Durkheim é o:
Fato social _ De acordo com o autor definido como: “as maneiras de agir, de pensar e de sentir, que tenham um caráter coletivo.”ou em outras palavras, “Toda a crença, todo comportamento instituído pela coletividade”.
As características do fato social são:
Generalidade: revela a natureza de coletividade de grupo.
Exterioridade:– independem da vontade ou da adesão
Coercitividade – a pressão social exercida sobre o indivíduo, para que ele participe do fato social. Esta pode ter o caráter de sanções legais (previstas por lei) ou espontânea (morais).
O fato social normal são aqueles que não extrapolam os limites dos acontecimentos mais gerais da sociedade. O aborto e o crime, por exemplo, são considerados como normais, porque sempre irão existir.
O fato social patológico quando avança esta taxa dita ‘normal’. Numa sociedade isolada das grandes civilizações são aceitas certas atitudes, comportamentos e costumes que são ‘normais’ aos habitantes desta, Para Durkheim, um fato social se torna patológico quando atinge grandes dimensões e ameaçam a sociedade. O crime (que pode ser definido como a transgressão da lei), por exemplo, é considerado um fato social normal já que é um fenômeno social observado em praticamente todas as sociedades. O crime só se torna um fato social patológico quando assume proporções exageradas. Assim, estes fatos sociais patológico são aqueles que se encontram fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente.
Consciência coletiva:
É o conjunto de crenças, sentimentos e valores aceitos pela média dos membros de uma sociedade. Ou seja, é um sistema de representações coletivas. Forma moral vigente na sociedade. Esta aparece como um conjunto de regras fortes estabelecidas que atribuem valor (bom x mal, certo x errado, virtude x pecado) e delimitam os atos individuais.
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