A Sustentabilidade
Seminário: A Sustentabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: araujomaga • 13/10/2013 • Seminário • 591 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
Hoje vivemos uma sucessão de catástrofes naturais estranhas e inusitadas como nunca antes foram vistas em nosso planeta. Montanhas enterradas por séculos na neve e no gelo começam a mostrar suas encostas nuas. Geleiras milenares desaparecem aceleradamente sem que se possa fazer nada e nem se medir as consequências. Furações no Atlântico Sul, tornados cada vez mais frequentes e violentos; secas e enchentes em áreas que antes não sofriam com esses males, pragas de insetos; de roedores e de organismos microscópicos que se reproduzem fora de controle.
‘’Todos esses acontecimentos refletem uma única coisa: Desequilíbrio. ’’
Sustentabilidade é a habilidade, no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, diante dos danos causados ao meio ambiente devido à exploração humana dos recursos naturais, hoje o mundo para a fim de refletir e, buscar meios de amenizar a explora, o ambiental de forma que garanta a continuidade dos recursos naturais por mais tempo possível. Garantir essa Sustentabilidade, ou seja, o desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma consciente para que eles se mantenham no futuro È o grande desafio da gestão ambiental nas empresas. A sociedade como um todo sai perdendo quando as indústrias não são punidas por suas atividades poluidoras. De todo modo, assim como acontecia antes de 1987, o desenvolvimento dos países continua a ter como principal indicador, o crescimento econômico, traduzido como crescimento da produção ou, se olhado pelo avesso, como crescimento (preponderantemente não sustentável) da exploração de recursos naturais conforme disse no inicio as políticas públicas, bem como a ação efetiva dos governos, ainda se norteia basicamente pela crença na possibilidade do crescimento econômico perpétuo e essa crença predomina largamente sobre a tese oposta, o decrescimento econômico "Não houve mudança significativa no entendimento dos determinantes do progresso, da prosperidade ou do desenvolvimento. Continuam a ser vistos como resultado direto do desempenho econômico.”.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade, até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
Ecologicamente correto
Economicamente viável
Socialmente justo
Culturalmente diverso
Diluição do conceito.
É crescente o número de pessoas, em todo mundo, que passaram a exigir uma postura mais ativa por parte das autoridades de seus países em relação às políticas relativas ao meio ambiente e a exploração de seus recursos naturais e a ocupação mais racional das áreas urbanas. Da mesma forma, cientistas, estudiosos e pessoas ligadas ao meio ambiente reúnem-se em fóruns, debates e conferências onde se procura demarcar claramente técnicas, formas e diretrizes para que se assegure a descoberta para implementação de políticas que definam claramente quais os caminhos da ecologia e sustentabilidade cada nação deve tomar de acordo com o seu grau de desenvolvimento tecnológico, características populacionais e a
...