A introdução de restrições
Tese: A introdução de restrições. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: josianemm • 10/11/2013 • Tese • 900 Palavras (4 Páginas) • 228 Visualizações
Introdução sobre limite.
O conceito de limite é uma das idéias que distinguem o calculo da álgebra e da trigonometria. Veremos nessa aula como definir e calcular os limites de funções. A maioria dos limites pode ser obtida por substituição, analise gráfica, aproximação numérica, álgebra ou alguma combinação dessas.
A noção de limite nos fornece um caminho preciso para verificar como as funções variam continuamente. Também usamos limites para definir retas tangentes à gráficos de funções e posteriormente a derivada de uma função. A derivada que veremos adiante, fornece um caminho para quantificar a taxa a que valores de uma função variam a cada instante.
O que é limite de uma função?
A definição de limite é utilizada no intuito de expor o comportamento de uma função nos momentos de aproximação de determinados valores. O limite de uma função possui grande importância no cálculo diferencial e em outros ramos da análise matemática, definindo derivadas e continuidade de funções.
Dizemos que uma função f(x) tem um limite A quando x → a (→: tende), isto é,
, se, tendendo x para o seu limite, de qualquer maneira, sem atingir o valor a, o módulo de f(x) – A se torna e permanece menor que qualquer valor positivo, predeterminado, por menor que seja.
Propriedades dos Limites
1ª)
O limite da soma é a soma dos limites.
O limite da diferença é a diferença dos limites.
________________________________________
2ª)
O limite do produto é o produto dos limites.
________________________________________
3ª)
O limite do quociente é o quociente dos limites desde que o denominador não seja zero.
________________________________________
4ª)
________________________________________
5ª)
________________________________________
6ª)
________________________________________
7ª)
________________________________________
8ª)
Como calcular taxa média de variação?
O quociente é denominado razão média das variações ou taxa de variação média e normalmente depende do particular ponto x0 e da variação Dx considerada. Ao considerar o acréscimo Dx, podemos tomar Dx>0, obtendo [x0, x0+Dx] como sendo o intervalo no qual x varia; ou tomando Dx<0, obtemos o intervalo de variação [x0+Dx, x0]. Em ambos os casos, é possível calcular .
O conhecimento da taxa média de variação não nos fornece uma quantidade razoável de informações para podermos decidir como a variável dependente se comporta em relação à variável independente em um ponto específico. Para tanto, o conhecimento da taxa de variação em cada ponto do domínio será muito mais eficaz.
Como calcular taxa instantânea de variação?
O limite destas taxas médias de variação, quando , é chamado de taxa de variação instantânea de y em relação a x, em x = x0. Assim temos:
Porém o
Portanto, a taxa de variação instantânea de uma função em um ponto é dada pela sua derivada neste ponto.
Se , então a taxa
...