ADMINISTRAÇÃO - CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E ÀS ORGANIZAÇÕES
Artigo: ADMINISTRAÇÃO - CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E ÀS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelabino • 6/1/2014 • 2.333 Palavras (10 Páginas) • 518 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO – CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E ÀS ORGANIZAÇÕES
Questões para discussão (página 26)
1. Defina os termos ‘organização’ e ‘administração’. Por que os administradores são tão importantes para o sucesso das organizações?
R- A organização é um grupo de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Toda organização tem um propósito. A administração é um processo que coordena o trabalho dos membros da organização e aloca os recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.
Os administradores são extremamente importantes para uma organização, pois são eles que analisam o mercado e tudo que acontece dentro e fora da organização, estabelece metas e a guia para alcançá-los. Logo, para uma organização alcançar o sucesso depende muito da qualidade destes administradores.
2. Contraste os conceitos de eficácia e eficiência. Qual é mais importante para o desempenho de uma organização?
R- Eficiência é a capacidade de realização das atividades da organização, minimizando dos seus recursos. Eficácia é a capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos corretamente estabelecidos, tendo como principal preocupação os fins.
Não há uma mais importante para o sucesso de uma organização, devido ao fato de não ser possível ser eficiente se não tiver a eficácia e, não adiantar ser eficaz e ser ineficiente.
3. Quais as funções básicas do processo de administração? Como estas se inter-relacionam?
R- O processo de administração possui quatro funções básicas, sendo elas:
A) Planejamento: função que especifica os objetivos a serem atingidos, que define as estratégias e ações que permitem alcançá-los, e que desenvolve planos que integrem e coordenem as atividades da organização.
B) Organização: é o que define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões, tendo como resultado a estrutura organizacional.
C) Direção: Esta função exige mais ação, pois é a função que lidera, motiva e coordena os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades, e também seleciona o canal de comunicação mais adequado e resolve conflitos entre os subordinados.
D) Controle: é a função que assegura que os objetivos estão sendo alcançados através da monitoração e da avaliação do desempenho da organização, da comparação deste com os objetivos planejados e da correção dos desvios que se verifiquem. É através desta função que a organização se mantém no rumo pretendido ou planeja mudanças.
Todas as funções da administração são executadas de uma forma inter-relacionada, ou seja, há uma interação dessas quatro funções.
4. Qual é a relação entre as funções da administração e o nível organizacional de um administrador?
R- As quatro funções varia em termos de importância, à medida que se sobe na hierarquia organizacional, os administradores planejam mais e dirigem menos.
5. Quais são as áreas funcionais da organização? Descreva cada uma delas.
R- As áreas funcionais representam atividades e tarefas especializadas, sendo elas:
A) Área de produção ou de operações: Área responsável por planejamento do produto, instalações, processo produtivo, organização do trabalho, planejamento da produção, administração de estoques, controle do sistema de operações e compras.
B) Área comercial e de marketing: Área responsável pela pesquisa de mercado, produto, preço, distribuição do produto, comunicação e vendas.
C) Área financeira: Área responsável pela informação de gestão, análise do desempenho da organização, investimento, financiamento e distribuição de dividendos.
D) Área de recursos humanos: Área responsável pela implementação de políticas e procedimentos que regulem as relações da organização com seus membros, planejamento dos recursos humanos, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e compensação, melhoria das condições no local de trabalho e gestão administrativa do pessoal.
6. Quais papéis um administrador desempenha em uma organização? Como esses papéis variam de acordo com o nível organizacional?
O administrador desempenha três papéis numa organização, sendo elas:
• Papéis interpessoais: estes papéis envolvem as relações dos administradores com outras pessoas, a forma como o administrador interage e influencia os outros, e incluem os papéis de símbolo ou de representação, de líder e de elemento de ligação.
• Papéis informacionais: Nestes papéis, o administrador três tipos de papéis:
- monitor: coleta e analisa a informação da organização e de seu ambiente;
- disseminador: partilha dessa informação com os membros da organização;
- porta-voz: transmite para o exterior de informações sobre a organização.
• Papéis decisórios: Estes papéis estão relacionados com a forma como o administrador utiliza a informação em suas decisões.
Os papéis desempenhados por um administrador variam conforme os níveis organizacionais. À medida que o administrador sobe na hierarquia, a importância do papel de líder, dirigindo e supervisionando o trabalho de seus subordinados, diminui, ao passo que a importância do papel de monitor aumenta, uma vez que o administrador passa a estar mais atento ao ambiente organizacional para detectar tendências, ameaças ou oportunidades para sua organização. Outros papéis recebem a mesma importância em todos os níveis.
7. São necessárias para o administrador as habilidades:
• conceituais: estão relacionadas à capacidade do administrador para coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização ou grupo. Estas habilidades permitem ao administrador analisar e interpretar situações abstratas e complexas
...