AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
Projeto de pesquisa: AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VIVI_VERNECK • 3/9/2014 • Projeto de pesquisa • 688 Palavras (3 Páginas) • 263 Visualizações
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
Elizabeth Castelo Branco de Souza, Francisco Correia de Oliveira, Daniel Rodriguez de Carvalho Pinheiro, Suely Salgueiro Chacon
Resumo
O objetivo deste artigo é resgatar elementos para subsidiar uma reflexão crítica sobre o modelo de desenvolvimento econômico prevalente na sociedade e as relações com o meio ambiente, sob a ameaça que ronda o destino da espécie humana, conforme afirmação de Lovelock (2006, p. 20) sobre o conceito de desenvolvimento sustentável: “uma ideia adorável se a tivéssemos aplicado 200 anos atrás, quando havia um bilhão de pessoas no mundo. Agora é tarde demais. Não há mais espaço para nenhum tipo de desenvolvimento. A humanidade tem que regredir”. Este artigo apresenta a evolução do conceito de desenvolvimento econômico sob a ótica da sustentabilidade, e interliga temas como: o ambientalismo, aglutinador de distintos pensamentos sobre as relações entre a sociedade e a natureza; o movimento ambiental, a fundamentar a disseminação do conceito de desenvolvimento sustentável, e a gestão ambiental, abordada como prática orientada pelo conceito de desenvolvimento sustentável.
O que é Meio Ambiente:
Meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados por seus componentes.
Na ecologia, o meio ambiente é o panorama animado ou inanimado onde se desenvolve a vida de um organismo. No meio ambiente existem vários fatores externos que têm uma influência no organismo. A ecologia tem como objeto de estudo as relações entre os organismos e o ambiente envolvente.
Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo.
Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.
A preservação do meio ambiente depende muito da sensibilização dos indivíduos de uma sociedade. A cidadania deve contemplar atividades e noções que contribuem para a prosperidade do meio ambiente. Desta forma, é importante saber instruir os cidadãos de várias idades, através de formação nas escolas e em outros locais.
No Brasil existe a PNMA, que é a Política Nacional do Meio Ambiente. A PNMA define meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Meio ambiente e sustentabilidade
A sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas, desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, significa cuidar de todo o sistema, para que as gerações futuras possam
...