ATOS CONTABEIS
Dissertações: ATOS CONTABEIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: boyzinho • 15/9/2013 • 733 Palavras (3 Páginas) • 3.288 Visualizações
ATOS CONTÁVEIS
Os Atos Contábeis, têm a característica de não alterar a situação patrimonial embora, potencialmente, possam trazer efeitos à estrutura patrimonial. Podemos destacar, dentre a infinidade de atos, a assinatura de contratos, a remessa de duplicatas para cobrança bancária, hipotecas, avais e fianças prestadas, dentre outros. Por si só, são atividades que não provocam alterações patrimoniais mas que podem trazê-las.
Os Fatos Contabéis são as atividades exercidas que modificam a estrutura patrimonial, em seus elementos e valores. Os fatos contábeis são classificados em:
• Fatos contábeis permutativos ou compensativos;
• Fatos contábeis modificativos;
• Fatos contábeis mistos ou compostos.
Fatos Permutativos ou Compensativos - São os fatos que modificam o valor dos bens, direitos e obrigações sem, entretanto, alterar a situação líquida do patrimônio.
Fatos Modificativos - têm a característica de, a partir de uma alteração em um elemento ativo ou passivo, modificar a situação líquida.
Fatos Mistos ou Compostos - Os fatos mistos ou compostos são os que combinam a permutação de elementos patrimoniais com a alteração da situação líquida.
A Dinâmica Patrimonial ou seja, os motivos pelos quais o patrimônio cresceu ou decresceu. São contas de resultado as representativas das receitas. custos e despesas. Observamos que as contas de resultado têm um período certo de duração sendo transferidas para a nova posição patrimonial e posteriormente reiniciadas, enquanto as patrimoniais não sofrem esta descontinuidade.
PLANO DE CONTAS
As contas utilizadas pelas empresas devem ser ordenadas de forma a permitir a uniformidade na escrituração de fatos semelhantes,facilitar o conhecimento da riqueza patrimonial e atender às normas legais e princípios contábeis.
A relação ordenada das contas utilizadas pela empresa com as suas funções e funcionamento é o Plano de Contas, assim definido:
"Conjunto harmonioso de contas a ser utilizado pela empresa, baseado nos seus objetivos atuais, nas informações necessárias à administração e nas exigências legais em vigor".
Na elaboração do plano de contas deve ser levado em conta a complexidade das operações desenvolvidas pela empresa de forma a torná-la não excessivo e de difícil consulta. Deve ser
FLEXÍVEL, ou seja, adaptar-se com facilidade às alterações internas e externas devido a novos tipos de fatos provocados pela administração ou pela própria estrutura do País, suprimindo ou adicionando novas contas.
O plano de contas para satisfazer seus objetivos deve ser simples tanto no que se refere à consulta, como na interpretação da função e funcionamento das contas, visto ser, no processo de escrituração, muito consultando pelos responsáveis.
Entende-se por função da conta aquilo a que ela deve representar. Se tivermos exemplo a conta duplicata a pagar, a sua função é: registrar as obrigações da empresa em virtude de compras efetuadas a prazo e representadas por
...