Analise De Investimento
Casos: Analise De Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ericadeus • 8/3/2015 • 2.066 Palavras (9 Páginas) • 200 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
ERICA DE DEUS SILVA RA 5958281627
FABIANA BARRETO DA SILVA RA 6059008910
GABRIEL RACHEL RAMIRES ORTIZ RA 5945240780
KAROLINA BARTHIMANN DE SOUZA RA 5945245854
ANALISE DE INVESTIMENTOS
CAMPO GRANDE-MS
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
ERICA DE DEUS SILVA RA 5958281627
FABIANA BARRETO DA SILVA RA 6059008910
GABRIEL RACHEL RAMIRES ORTIZ RA 5945240780
KAROLINA BARTHIMANN DE SOUZA RA 5945245854
ANALISE DE INVESTIMENTOS
CAMPO GRANDE-MS
2015
Mercado Monetário
Mercado monetário envolve operações de curto prazo. Sua estrutura tem como objetivo controlar a liquidez da economia. É o ramo da economia financeira onde se negociam ativos financeiros como certificados de depósitos. Os principais agentes que interveem no mercado monetário são os bancos, caixas de depósitos, administrações públicas e também instituições financeiras não bancarias como as seguradoras. Exemplo: Banco Central.
Mercado de Crédito
Mercado de crédito engloba as operações de financiamento de curto e médio prazos, direcionadas as operações de com ativos permanentes de capital de giro das empresas. Os principais atuantes deste mercado são bancos comerciais e múltiplos, além de companhias financeiras.
Mercado de Câmbio
Mercado de Câmbio é a troca de moeda de um pais para a moeda de outro. É onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil (bancos, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e meios de hospedagem) e entre estes e seus clientes. No Brasil, o mercado de câmbio pode ser explicado quando analisamos as três cotações de dólar existentes: o comercial, o turismo e o paralelo. O Dólar Comercial, é aquele geralmente utilizado pelas grandes empresas na realização de importações ou exportações, e também para pagamento e recebimento de serviços relacionados ao exterior. O Dólar Turismo é a denominação popular do câmbio flutuante, que é utilizado em viagens ao exterior. O Dólar Paralelo é bastante utilizado por pequenos investidores, que querem investir suas economias na moeda norte-americana.
Mercado de Capitais
Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Principais ativos negociados: ações, títulos de dívidas e derivativos. Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria, outras atividades econômicas e para o próprio governo. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum.
CDB
Os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) São como um tipo de empréstimo. O banco pega o dinheiro emprestado do investidor de uma ponta e empresta pra outro seja pra uma empresa ou outro banco. O investidor ganha uma remuneração deste "empréstimo".
A remuneração paga pelos bancos nesses títulos pode ser pré-fixada, pós-fixada ou prepôs-fixadas, por exemplo, nos CDBs pré-fixados, o investidor sabe, no momento da compra do título, quanto irá receber em remuneração, o banco tem uma taxa fixa (12% a.a,por exemplo) para rentabilizar a aplicação.
Nos pós-fixados, a remuneração só será definida depois da data de vencimento do título com forme à inflação, a negociação é em cima de indexador (95% do CDI,por exemplo). Já na prepôs-fixada o investidor vai ter uma taxa de juros pré-fixada mais a inflação no período.
O principal risco de um CDB e o banco quebrar ou não honrar com o seu compromisso. A vantagem do investimento em CDB e a garantia são do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), com o limite de R$ 250 mil.
Caderneta de Poupança:
O tipo mais comum de conta bancária e, provavelmente a caderneta de poupança que é o investimento mais popular do país, a aplicação financeira é bastante simples porque é isenta de Imposto de Renda e taxas de administração. Mas o retorno do investimento é atualmente bastante baixo.
Quando você colocar o seu dinheiro em uma conta poupança, ela rende juros. É dinheiro que o banco lhe paga para que eles possam usar o seu dinheiro para financiar empréstimos para outras pessoas. É assim que os bancos ganham dinheiro: com a venda de dinheiro.
Os riscos são: risco de créditos se o banco quebra o investidor tem o direito de receber de volta até 250 mil, baixa rentabilidade.
As Vantagens são: liquidez diária é quando o investidor pode saca o dinheiro a qualquer momento, isenção do IR e IOF não tem tributos incidentes, ausência de taxa o banco não cobra nada do poupador.
A rentabilidade da poupança depende da Selic, taxa básica de juros. Se a Selic atingir 8,5% ao ano ou menos, a poupança rendera 70% da Selic+TR. Já se a Selic tiver mais que 8,5% ao ano, a rentabilidade será de TR+0,5% ao mês. Já a rentabilidade da velha poupança e sempre equilibrada a TR+ 6,17% ao ano.
Debêntures
Debênture é um título de dívida, de médio e longo prazo, que confere a seu detentor um direito de crédito contra a companhia emissora. Quem investe em debêntures se torna credor dessas companhias.
No Brasil, as debêntures constituem uma das formas mais antigas de captação de recursos por meio de títulos. Todas as características desse investimento, como prazo, remuneração etc., são definidas na escritura de emissão, qualquer pessoa pode investir, mas o valor inicial varia de uma oferta para
...