Análise De sólidos - Prova Prática Química Analítica I
Casos: Análise De sólidos - Prova Prática Química Analítica I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michellemaytre • 4/7/2013 • 478 Palavras (2 Páginas) • 940 Visualizações
Análise de sólidos: Identificação de cátions e ânions
A referida avaliação prática consistiu na análise para identificar os cátions do grupo 1 (Ag+, Hg2+ e Pb+) e os ânions , a partir de uma amostra sólida, denominada como amostra 03.
1. Observação física
A amostra apresentou-se dissolvida em meio líquido retida em um béquer. Notou-se um precipitado no fundo do béquer, indicando um sódio branco em finos grãos e sem tendências higroscópicas. Parecia, aparente, inodoro.
2. Teste de solubilidade
Como a amostra apresentou-se previamente dissolvida, a hipótese é que ela é completamente dissolvida em água, supostamente à frio. O precipitado observado pode ser da quantidade extra de material adicionado.
3. Provas diretas: teste do íon carbonato
Deu negativo para o íon carbonato
4. Ensaio e transposição
Não houve necessidade de tais procedimentos.
5. Determinação de ânions
Deu positivo para sulfato (SO4-2)
Os testes realizados para a determinação do ânion baseou-se em roteiro, seguindo a ordem nele destacada.
Não foram realizados os testes para o Iodeto e Brometo, pois estes não estavam presente em nenhuma amostra; anteriormente alertado pelos monitores.
6. Determinação do cátion
Deu positivo para prata (Ag+).
Inicialmente, procuraram-se identificar os cátions que eventualmente poderiam estar presentes na tal amostra, seguindo o roteiro fornecido.
7. Reação de identificação de ânion
Para que se fosse possível a identificação do ânion sulfato na referida amostra, foi realizada sua reação com íons bário (Ba2+).
Ao se adicionar duas gotas de solução de cloreto de bário 0,2M à amostra, formou-se um precipitado branco de sulfato de bário, insolúvel em ácido (HCl previamente adicionado):
Ba2+(aq) + SO42-(aq) → BaSO4(s) (precipitado branco)
8. Reação de identificação de cátion
O íon é precipitado com adição de HCl 6,0M em pequeno excesso fornecendo precipitado branco:
Ag+(aq) + Cl-(aq) → AgCl↓(s) Kps = 1,6 x 10-10
O HCl fornece íons hidrogênio e íons cloreto deixando a solução ácida a fim de evitar a precipitação de oxicloreto de Bi3+ e Sb3+, íons de outro grupo, caso estejam presentes na amostra. Mas um excesso de HCl não é desejável pois ocorrerá a formação de clorocomplexos, diminuindo a concentração do cátion em sua forma original:
Ag+(aq) + 2 Cl-(aq) → AgCl2-(aq)
Isso poderá fazer com que haja uma redução a ponto de que a precipitação seja incompleta ou simplesmente não ocorra.
Após a
...