Aplicação de fibra de carbono
Seminário: Aplicação de fibra de carbono. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliocosta • 19/3/2014 • Seminário • 878 Palavras (4 Páginas) • 372 Visualizações
Aplicações da Fibra de Carbono
As propriedades conferidas aos materiais reforçados com fibras de carbono vem permitindo cada vez mais a utilização da mesma em diversos ramos da indústria, sendo portanto um componente deveras versátil e de larga aplicação.
Uma aplicação notável da fibra de carbono pode ser observado na Construção Civil onde a mesma vem sendo utilizada no reforço de estruturas de concreto como é o caso do Viaduto de Santa Tereza aqui em Belo Horizonte, além de poder ser empregada também no reforço de chaminés, silos, tubulações, túneis, muros e etc.
Porém a indústria que vem se beneficiando cada vez mais é a Automobilística está vem sendo bastante utilizada na fabricação de chassis de carros, principalmente nos de alto desempenho que requerem resistência e baixo peso, daí o fato da mesma ser a constituinte dos chassis dos carros e motos de corridas inclusive da Fórmula 1. Ela é utilizada também no interior dos carros, nos painéis por exemplo e basicamente em todos os desportos de competição que a fibra de carbono tem dado resposta à necessidade e procura constante de materiais cada vez mais leves e mais resistentes. Infelizmente esses avanços ainda não chegaram as ruas devido ao elevado custo da fibra, mas novos métodos vem sendo pesquisados, como é o caso do encontrado pela empresa têxtil japonesa Toray Industries que afirmou ter desenvolvido um novo método de processamento de fibra de carbono que molda plataformas de automóveis em 10 minutos. Isto é, duas horas e meia a menos que os métodos atuais permitem. A fibra de carbono da Toray produz uma plataforma que é 50% mais leve que o aço mas 1,5 vezes mais segura em uma colisão, fora que o processo mais curto de moldagem permitirá que ela faça peças para aproximadamente 30 mil veículo por ano. Apesar destes 10 minutos ainda serem mais demorados que os cinco ou seis necessários para uma de chapa de aço comum e a fibra de carbono ainda ser 10 vezes mais cara de se comprar, a Toray diz que o novo método reduzirá drasticamente os custos de manufatura.
É importante destacar também a utilização da mesma na Indústria Aeronáutica, sendo usada na fabricação delística, já que peças das asas e turbinas, justamente por resistir a altas temperaturas. Inclusive esta é utilizadas na fabricação de motores também para foguetes e naves espaciais.
Na indústria das bicicletas a mesma é empregada na construção de todo o tipo de peças desde quadros, guiadores, selins, rodas e até mesmo travões de disco em fibra de carbono e transmissões.
Por fim vem sendo utilizada em larga escala na área da robótica, bem como na fabricação de equipamentos bélicos e também, quando esta está associada ao Kevilar, roupas especiais que resistem a condições adversas de temperatura e pressão, como é o caso do colete à prova de balas. Portanto a fibra de carbono pode ser considerada um dos materiais mais promissores porque o seu uso pode ainda ser estendido a infinitas áreas além das que já citamos.
O futuro reserva bem mais, Pesquisadores das Universidades do Texas (Estados Unidos) e Trinity College (Irlanda) anunciaram a construção de uma nova fibra de carbono mais resistente do que qualquer outra fibra conhecida. Feitas de nanotubos de carbono, um dos mais promissores materiais no reino da nanotecnologia, as novas fibras de carbono poderão um dia viabilizar
...