TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações para dispositivos móveis e audição

Seminário: Aplicações para dispositivos móveis e audição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Seminário  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Aplicativos para deficientes visuais e auditivos para celular

Há no mercado atualmente algumas novidades em aplicativos para celular com o objetivo de ajudar pessoas com deficiência visual leve ou total, pesquisamos alguns aplicativos e destacamos suas propostas.

Uma empresa chamada Tandera desenvolve aplicativos para o sistema Android para pessoas cegas ou com baixa visão, um destes aplicativos ajuda a pessoa cega a identificar o valor das cédulas do real, o nome do aplicativo é Tandera dinheiro e funciona da seguinte:

Ao colocar o celular com o aplicativo em execução em cima da nota ele vai identificar e falar o valor da mesma é importante falar que o aplicativo não foi desenvolvido para identificar notas falsas das verdadeiras.

Outro aplicativo interessante é o Tandera Launcher , ele substitui o aplicativo inicial do android e com isso, ao passar o dedo sobre algum ícone, o aplicativo falar qual é, e ai é só dar dois toques rápidos na tela, para o aplicativo funcionar é necessário que tenha um sintetizador de voz instalado no celular.

Na cidade de São Carlos, existe um aplicativo para celular que ajuda deficiente visual no transporte público, ele avisa ao deficiente quando o ônibus chega ao ponto, esse aplicativo foi desenvolvido pela prefeitura e funciona da seguinte forma:

O deficiente tem que ter um plano de dados básico no seu celular para o aplicativo funcionar, no aplicativo o deficiente informa aonde quer ir e o numero do ponto ao de está, na cidade todos os pontos possui um numero escrito em Braille, ai o aplicativo informa por voz a quantos pontos o ônibus está, o motorista é avisado três pontos antes por meio de um sistema pré cadastrado que há um deficiente visual esperando o ônibus naquele ponto, o sistema informa também o nome da pessoa deficiente.

Há também no mercado aplicativos para ajudar o deficiente auditivo, um deles é o ProDeaf Móvel. A ferramenta traduz frases em português para Libras, funcionando com mais precisão se conectado à internet. A idéia do ProDeaf Móvel surgiu em 2010 no curso de mestrado em Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a partir da convivência com o estudante Marcelo Amorim, que é deficiente auditivo. Contudo, nem sempre a ferramenta consegue traduzir um termo ou expressão em um conjunto de sinais. Nesses casos, o personagem virtual traduz, letra por letra, a frase do português para os códigos do alfabeto de Libras - como se estivesse soletrando um nome próprio. O ProDeaf Móvel é gratuito e está disponível para testes nas plataformas do IOS, Windows Phone e Android.

Outro aplicativo para celular promete acabar de vez com algumas dificuldades de comunicação com deficientes auditivos. É o Hand Talk (Mãos que Falam, em português) - uma solução digital para a inclusão social daqueles que dependem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar. A ferramenta - criada por Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, três jovens empreendedores brasileiros - será lançada ainda neste ano, no segundo semestre.

Muita gente desconhece essa informação, mas a maioria dos surdos não consegue entender a língua escrita e falada de seu próprio País. Por isso, se comunicam exclusivamente por meio da língua de sinais (gestos). E a boa notícia é que as Mãos que Falam conseguem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com