Arquitetura S.O.
Ensaios: Arquitetura S.O.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cobolt • 10/10/2013 • 425 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
1ª Lista de Exercícios
1) Seria necessário fazer a comunicação diretamente com hardware, o que tornaria o acesso ao computador muito difícil.
As duas principais funções do S.O. são: facilitar o acesso aos recursos do sistema e compartilhar os recursos de forma organizada e protegida.
2) Seria necessário que a programação fosse em Linguagem de Máquina.
3) O computador pode ser visualizado em 2 camadas: Hardware e S.O. Para o usuário comum, o computador é apenas o S.O., já que este não se atenta a conhecer o hardware. Isso é a máquina virtual, um modo de facilitar a interação usuário – máquina.
4) Máquina de camadas serve para melhorar a interação usuário – máquina, já que quando para o usuário é necessário conhecer aquela camada com que ele trabalhe (o software que ele utiliza). Assim, todas as camadas mais baixas não precisam ser de conhecimento do usuário.
5) Sistemas Monoprogramáveis / Monotarefa, Sistemas Multiprogramáveis / Multitarefa e Sistemas com Múltiplos Processadores.
6) Porque nesse tipo de sistema é possível apenas a execução de um programa por vez. Como um programa pode não utilizar todos os recursos disponíveis, há a ociosidade do sistema, ou a subutilização dos recursos.
7) Nos sistemas multiprogramáveis vários programas utilizam os recursos do sistema, ao contrário dos sistemas monoprogramáveis, onde apenas um programa pode utilizar os recursos do sistema, mesmo que não utilize todos os recursos disponíveis.
8) A redução do tempo de execução dos programas como um todo, já que mais de um programa pode ser executado ao mesmo tempo.
9) Sim, no Windows XP, por exemplo. Pois apenas um usuário mexe na máquina, mas vários programas podem rodar ao mesmo tempo.
10) Sistemas Batch, Sistemas de Tempo Compartilhado e Sistemas de Tempo Real
11) Sistemas Batch não exigem a interação do usuário com a aplicação. Backup automático é um exemplo.
12) Os Sistemas de Tempo Compartilhado permitem que vários programas sejam executados a partir da divisão de tempo do processador em pequenos intervalos. A vantagem é que várias ações são feitas ao “mesmo tempo”
13) O tempo de resposta. Nos Sistemas de Tempo Real, o tempo de resposta deve estar dentro de limites rígidos.
14) Uma menor velocidade no tempo de execução dos programas e a verdadeira execução de mais de um programa ao mesmo tempo.
15) Nos Sistemas Fortemente Acoplados, há vários processadores compartilhando uma única memória física e dispositivos de E/S e um único S.O. Nos Fracamente Acoplados, há computadores separados e independentes, fazendo a união de dados por uma ponte (linha de comunicação).
16) O multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) ocorre em um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada sob controle de um único sistema operacional. Em contraste o multiprocessamento assimétrico emprega sistemas diferentes
...