TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Glândulas Endócrinas E As Suas Funções

Pesquisas Acadêmicas: As Glândulas Endócrinas E As Suas Funções. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

As glândulas endócrinas e as suas funções

As glândulas endócrinas produzem e lançam no sangue substâncias reguladoras denominadas hormônios – estes, ao serem lançados no sangue, percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam.

Hipófise

Também chamada de glândula pituitária, a hipófise se localiza na base do encéfalo e é considerada como a glândula mestra do corpo, em razão de seus hormônios regularem o funcionamento de várias glândulas endócrinas. A hipófise é dividida em adeno-hipófise e neuro-hipófise.

A adeno-hipófise produz e libera hormônios chamados de hormônios tróficos, ou seja, hormônios que controlam outras glândulas endócrinas. Os principais hormônios produzidos pela adeno-hipófise são o hormônio tireotrófico (TSH), que regula as atividades da glândula tireoide; o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que regula o córtex das suprarrenais; o hormônio folículo estimulante (FSH), que atua no crescimento dos folículos nos ovários e espermatozoides nos testículos; e o hormônio luteinizante (LH), que provoca a ovulação e a formação do corpo lúteo nos ovários e a produção de testosterona nos testículos.

Além dos hormônios citados anteriormente, a adeno-hipófise secreta outros hormônios, são eles: aprolactina, que estimula a produção de leite durante a gravidez e no período de amamentação; e o hormônio do crescimento, também chamado de somatrotofina ou GH.

A neuro-hipófise pode ser definida como uma expansão do hipotálamo e armazena e secreta dois hormônios, a oxitocina e o hormônio antidiurético (também conhecido como vasopressina).

Tireóide

Localizada no pescoço, na porção inicial da traqueia, a tireoide produz a tiroxina (T4) e a tri-iodotironina (T3), hormônios que possuem de três a quatro átomos de iodo em sua molécula. Os hormônios produzidos por essa glândula ajudam a manter normais a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco, o tônus muscular e as funções sexuais. Algumas alterações na tireoide podem provocar o hipertireoidismo (a glândula produz hormônio em excesso) ou o hipotireoidismo (a produção de hormônios é deficiente). A calcitocina também é um hormônio produzido em pequenas quantidades pela tireoide.

supra-renais

Também chamadas de adrenais, as supra-renais encontram-se sobre os rins e são divididas em duas regiões: o córtex e a medula. No córtex são sintetizados os corticosteroides (mineralocorticoides que tem função importante na regulação do volume e da pressão do sangue, e na concentração do equilíbrio eletrolítico do sangue e glicocorticoides que mantêm o equilíbrio dos carboidratos) a partir do colesterol. O principal mineralocorticoide é a aldosterona, enquanto que o principal glicocorticoide é o cortisol. Na medula das suprarrenais são produzidos os hormônios adrenalina que possui efeito acentuado sobre o metabolismo de carboidratos e noradrenalina que produz aceleração do coração vasoconstrição e pressão sanguínea elevada.

Testículos

Estão localizados dentro do escroto. O principal hormônio secretado pelos testículos é a testosterona. A testosterona auxilia na maturação dos espermatozóides

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com