TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Casos: Atividade Colaborativa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Evolução Histórica do Seguro no Brasil

Com a vinda da Família Imperial ao Brasil, começou-se a levar a sério as operações, tais como a criação do Banco do Brasil, abertura dos portos ao comércio, aberturas de fábricas e criação do comércio.

Com isso a geração de bens passou a ser maior, a princípio era considerado somente o seguro de embarcações, pois o seguro de outros bens era de pouca expressão, porém com o passar do tempo as atividades industriais e comerciais ficaram mais encorpadas, daí a necessidade de abrangência do seguro existente.

Hoje no Brasil temos a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados que atua de forma rígida no mercado inibindo a atuação de empresas seguradoras que podem gerar fraudes.

Outro fator importante para o seguro no Brasil é a capacitação dos profissionais e também a ampla divulgação da das normas que regem o seguro.

2 – Seguro: definição e características gerais

Definição de Seguro: Contrato entre duas partes (seguradora e segurado), onde há o compromisso de ressarcimento por parte da seguradora mediante o recebimento de um valor previamente definido por parte do segurado.

As principais características do seguro são:

a) Ser aleatório, ou seja, não uma definição para o evento ocorrer;

b) Bilateral, a seguradora tem a obrigação de indenizar o segurado desde que o mesmo tenha efetuado o pagamento dos prêmios estipulados;

c) Oneroso, a seguradora tem o ônus do prêmio e a vantagem financeira caso o evento não ocorra, já o segurado possui o direito de receber o prêmio.

d) Solene, a apólice de seguros é o documento hábil de contratação do seguro;

e) Boa Fé, o segurado tem que ser honesto com a seguradora, evitando fraudes para receber o seguro e a seguradora tem que agir no mercado de forma clara com suas obrigações.

Além das características acima, o seguro tem algumas definições que são importantes para o bom desenvolvimento de um contrato de seguro:

a) Prêmio Puro: é a parcela do prêmio que cobre toda a ocorrência;

b) Segurado: é o contratante do seguro;

c) Seguradora: instituição que indenizará caso o sinistro venha a ocorrer;

d) Risco: é o evento de forma incerta, não depende da vontade dos contratantes é caracterizado como a expectativa do sinistro;

e) Apólice: documento que rege a contratação do seguro, consta na apólice os direitos e as obrigações de ambas as partes;

f) Sinistro: ocorrência do fato, tais como roubo, perda por ações da natureza;

g) Indenização: é o pagamento do prêmio combinado na apólice.

3 - Seguro de Automóvel: definição e características

Através do seguro de automóvel muitas pessoas tem contato pela primeira vez com o termo seguro, o seguro de automóvel é aquele que tem a função de segurar um veículo, seja ele particular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com