Atomos
Ensaios: Atomos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dallas.souza • 19/3/2015 • 4.252 Palavras (18 Páginas) • 147 Visualizações
FACULDADE................
QUÍMICA GERAL
ESTRUTURAS ATÔMICAS E TABELA PERIÓDICA
CIDADE, DATA .............................
ESTRUTURAS ATÔMICAS e TABELA PERIÓDICA
Neste trabalho de pesquisa destacamos a importância do conteúdo estudado, para entender química precisamos observar a natureza e investigar minuciosamente todas as possibilidades e questionamentos possíveis, com surgimento do primeiro modelo atômico baseada na filosofia grega foi o pontapé inicial para busca perguntas que ao longo de todo o tempo foram surgindo e experimentos fantásticos e descobertas importantes para a humanidade, com o surgimento da tabela periódica os elementos químicos foram classificados e arrumados em seus devidos grupos para melhor entendimento, tudo isso apresentaremos juntamente com dados históricos e ilustrações e conteúdo atual.
Toda a ciência se apóia na observação da natureza, o nosso dicionário define ciência como “conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio.
"A melhor maneira de ter uma boa idéia é ter muitas idéias".(Linus Pauling, químico americano, Prêmio Nobel de Química em 1954 e Nobel da Paz em 1962, 1901-1994)
SUMÁRIO
1-ESTRUTURA ATÔMICA
1.1-Radiação Quanta Fóton
1.2-Dualidade Onda Partícula da Matéria
1.3-O Princípio da Incerteza
1.4-Funções de Onda e Níveis de Energia
1.5-Espectros Atômicos
1.6-Orbitais Atômicos
1.7-Spin
1.8-Energia dos Orbitais
2-TABELA PERIÓDICA
2.1-A Descoberta da Lei Periódica
2.2-A Periodicidade nas configurações Eletrônicas
2.3-A Periodicidade nas Propriedades Atômicas
2.4-O Tamanho do Átomo
2.5-O Raio Iônico
2.6-Energia de Ionização
2.7-Afinidade Eletrônica
2.8-Eletronegatividade e Eletropositividade
3-CITAÇÃO
4-REFERÊNCIAS
1-ESTRUTURA ATÔMICA
Para investigar a estrutura interna de objetos do tamanho dos átomos é preciso observá-los indiretamente, por meio das propriedades da radiação eletromagnética que eles emitem. Em seguida, é preciso construir um modelo da estrutura do átomo que explique essas propriedades. A análise da radiação eletromagnética emitida ou absorvida por substâncias é um ramo da química conhecido como espectroscopia. Veremos como usar a espectroscopia atômica, a espectroscopia aplicada aos átomos – para determinar sua estrutura.
1.1-RADIAÇÃO, QUANTA E FÓTONS
Quando um objeto é aquecido, ele brilha com maior intensidade – o fenômeno da incandescência e a cor da luz emitida passam sucessivamente do vermelho ao laranja e ao amarelo, até chegarao branco. Estas são observações qualitativas. Para estudar o efeito quantitativamente, oscientistas tiveram de medir a intensidade da radiação em cada comprimento de onda e repetiras medidas em várias temperaturas diferentes. Esses experimentos provocaram uma das maioresrevoluções ocorridas na ciência. A Figura 1.4 mostra alguns resultados experimentais. O“objeto quente” é conhecido como corpo negro (embora ele esteja emitindo a cor branca porqueestá muito quente!). O nome significa que o objeto não tem preferência em absorver ouemitir um determinado comprimento de onda em especial. As curvas na Figura 1.4 mostram avariação da intensidade da radiação do corpo negro conforme a temperatura, isto é, a radiaçãoemitida por um corpo negro em diferentes comprimentos de onda quando a temperatura varia.Duas informações experimentais cruciais para o desenvolvimento de um modelo para a radiaçãodo corpo negro foram descobertas no fim do século XIX. Em 1879, Josef Stefan investigavao aumento do brilho de um corpo negro quando um objeto era aquecido e descobriu quea intensidade total emitida em todos os comprimentos de onda aumentava com a quarta potênciada temperatura.
1.2-DUALIDADE ONDA PARTÍCULA DA MATÉRIA
Se a radiação eletromagnética, que por longo tempo foi interpretada apenas como ondas, tem
caráter dual, será que a matéria, que desde a época de Dalton foi entendida como sendo constituídapor partículas, poderia ter propriedades de ondas? Em 1925, o cientista francês Louis de Broglie sugeriu que todas as partículas deveriam ser entendidas como tendo propriedades de ondas. Ele propôs, também, que o comprimento de onda associado à “onda da partícula” é inversamente proporcional à massa da partícula, m, e à velocidade, v, e que O produto da massa pela velocidade é chamado de momento linear, p, de uma partícula e, então, essa expressão pode ser escrita de forma mais simples, Esse comprimento de onda é muito pequeno para ser detectado. O mesmo se aplica a qualquer objeto macroscópico (visível) que viaje em velocidades normais. O caráter ondulatório dos elétrons pôde ser observado quando foi demonstrado que eles sofrem difração. O experimento foi realizado em 1925 por dois cientistas norte-americanos, Clinton Davisson e Lester Germer, que focalizaram um feixe de elétrons rápidos em um monocristal de níquel. O arranjo regular dos átomos do cristal, cujos núcleos estão separados por 250 pm, funciona como uma rede que difrata as ondas e eles observaram um padrão de difração.
1.3-O PRINCÍPIO DA INCERTEZA
A dualidade onda-partícula não somente mudou nossa compreensão da radiação eletromagnética e da matéria, como também abalou as fundações da física clássica. Na mecânica clássica, uma partícula tem
...