Atps Contabilidade
Trabalho Escolar: Atps Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gtg1982 • 29/9/2013 • 1.371 Palavras (6 Páginas) • 673 Visualizações
1. O princípio fundamental de contabilidade que influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou vencimentos dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível, é o principio da:
a) Entidade.
b) Continuidade.
c) Oportunidade.
d) Competência.
e) Prudência.
2. Qual dos Princípios de Contabilidade foi revogado pela Resolução CFC nº 1.282/10?
a) Princípio da Oportunidade.
b) Princípio do Registro pelo Valor Original
c) Princípio da Atualização Monetária.
d) Princípio da Prudência.
3. O princípio da continuidade está relacionado à certeza de que, no futuro, a entidade continuará em operação e, por isso, os componentes do patrimônio devem ser avaliados pelos maiores valores.
Certo Errado
4. Há um princípio que obriga a Contabilidade a reconhecer a receita, no momento da emissão de seu documento fiscal, independente de seu recebimento.
Tal princípio é o do(a)
a
) regime de competência
b) regime de caixa
c) relevância
d) confiabilidade
e) continuidade
5. Um dos objetivos da Deliberação no 506, emitida pela Comissão de Valores Mobiliários, é estabelecer o tratamento contábil e a divulgação de mudanças em práticas e estimativas contábeis pelas empresas.
Tal preocupação visa a aumentar a qualidade das informações contábeis das empresas, atendendo ao princípio contábil da
a) prudência
b) objetividade
c) transparência
d) consistência
6. A observância dos princípios de contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das normas brasileiras de contabilidade. Nesse sentido, é correto afirmar que o princípio da oportunidade
a) determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
b) estabelece a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
c) reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
d) refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
e) pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio consideram essa circunstância.
7. Os pressupostos básicos na contabilidade são o regime de competência e a continuidade empresarial. No primeiro, os efeitos das transações de compra e venda de mercadorias ou prestação de serviços são reconhecidos no momento do pagamento ou recebimento da operação. No segundo, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem de reduzir materialmente a escala de suas atividades operacionais.
Certo Errado
8. De acordo com o princípio da competência, todas as variações patrimoniais devem ser registradas de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
Certo Errado
09. O reconhecimento dos fatos contábeis apenas por ocasião de seu efetivo recebimento ou pagamento é prática condenável na contabilidade brasileira, tendo em vista que viola o princípio da competência contábil.
Certo Errado
10. O cumprimento do regime de competência pressupõe a confrontação entre receitas e despesas.
Certo Errado
11. Para fim de registro e mensuração contábil dos elementos patrimoniais de uma entidade, é indiferente se esta pretende continuar com suas atividades por prazo indefinido ou encerrá- las em data preestabelecida no futuro próximo.
Certo Errado
12. Segundo a Resolução nº 750/1993, do Conselho Federal de Contabilidade, levando-se em consideração as modificações promovidas pela Resolução nº 1.282/2010 do mesmo Conselho, o Princípio da Contabilidade que se refere ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas, é denominado Princípio
a) do Registro pelo Valor Original.
b) da Competência.
c) da Prudência.
d) da Oportunidade.
e) da Entidade.
13. Segundo o princípio da oportunidade, é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação, pois a falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância.
Certo Errado
14. Julgue os itens seguintes, de acordo com a resolução do CFC nº 1.282/10.
I- O Princípio da Continuidade pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro
...