Atps Gestão Ambiental Etapa 2
Monografias: Atps Gestão Ambiental Etapa 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viga3105 • 27/3/2014 • 9.300 Palavras (38 Páginas) • 593 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Diante da perplexidade frente aos efeitos ambientais, crescem as preocupações referentes ao tema, e as empresas, sejam elas industriais ou de prestação serviços, são vistas como as principais vilãs deste contexto. A interação destas empresas com a sociedade em geral, e mais especificamente, a do seu entorno, gera conflitos sociais pungentes, devido ao fato de que os diferentes usos deste espaço estão justapostos entre si e tais conflitos tornam-se mais evidentes quando estas empresas estão inseridas no espaço urbano.
Em um ambiente cada vez mais competitivo as empresas precisam atender à globalização, buscando qualidade de produtos, processos e serviços, de forma a melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e o seu clima organizacional, e para tal, os conceitos de sustentabilidade e de Responsabilidade Social devem ser inseridos em todo o planejamento estratégico e seus colaboradores precisam ter informações objetivas e estimulantes através de canais de comunicação e fazerem parte integrante de toda essa gestão.
O desenvolvimento da consciência ambiental em diferentes níveis da sociedade acaba envolvendo também o setor da saúde, no qual, para atender aos desafios do desenvolvimento sustentável, surgiu uma infinidade de ações e iniciativas que favorecem o incremento de certificações ambientais, selos verdes, acreditacões entre outros.
Com as transformações ocorridas em sua trajetória, os hospitais evoluíram assumindo outras missões, mudando assim suas características e finalidades, sua administração e processos de trabalho. Foucault (1999) considera que a transformação do hospital foi decorrente da necessidade de anulação de seus efeitos negativos, ou seja, como era local de acúmulo de pessoas doentes, tornava-se um foco de doenças e um perigo à sociedade. Atualmente, os hospitais configuram-se entre os empreendimentos mais complexos de serem administrados, pois neles estão inseridos vários serviços e situações: hotelaria, lavanderia, serviços médicos, limpeza, vigilância, restaurante, recursos humanos e relacionamento com o “consumidor”.
De certa forma, é natural que esse empreendimento seja cada vez mais regido por leis, normas, regulamentações e portarias advindas de diversos órgãos e instituições (CELESTINO, 2002), norteando assim ações preventivas e corretivas que abarquem Ecoeficiência, Coleta Seletiva, GRSS (Gerenciamento de Resíduos Serviços de Saúde), Saúde Ocupacional e Educação continuada, melhorando assim, a eficácia da CCIH no processo de serviços a que os hospitais se encontram inseridos.
2 JUSTIFICATIVA
Mediante os problemas observados no cotidiano hospitalar, no que tange sua complexidade, o presente trabalho se justifica devido à necessidade de se implantar o uso de ferramentas que possam contribuir para a viabilidade técnica e econômica da implantação de um sistema de gestão ambiental (SGA) eficiente em tal contexto.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Inserir o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) no sistema de gestão geral da empresa.
3.2 Objetivos Específicos
Demonstrar o SGA através de uma visão sistêmica com foco em ecoeficiência, coleta seletiva, gerenciamento de resíduos sólidos, saúde ocupacional e educação continuada;
Propor ações preventivas e/ou corretivas em conformidade com as normativas ANVISA RDC 306; CONAMA 358 e NR32, se estas forem pertinentes.
4 MATERIAIS E MÉTODOS
De acordo com Roesch (1999) a pesquisa ação possibilita aos pesquisadores uma maior aproximação com o objeto de estudo, pois os mesmos estarão inseridos no processo a ser estudado, fato este observado uma vez que o autor do referido trabalho faz parte integrante do quadro funcional, como prestador de serviços na organização.
Os aspectos metodológicos apresentam dois diferentes enfoques, o primeiro aborda uma revisão literária e posteriormente um estudo de caso realizado em instituição de saúde observado será O hospital Unimed, localizado na cidade de Sorocaba-SP.
A revisão bibliográfica foi realizada através de pesquisa em livros, artigos, normas, resoluções e endereços eletrônicos.
O estudo de caso foi realizado no mês de março de 2014. É caracterizado como estudo de caso exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, consulta a documentos disponibilizados pela instituição e observações realizadas na instituição de internação (foco do estudo). Essas ações permitiram ao autor, elaborar uma proposta de adequação as conformidades da legislação usando como ferramenta o SGA baseado na norma ISO 14001.
5 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto por meio do controle de impactos que suas atividades, produtos ou serviços possam trazer ao meio ambiente. Muitas destas organizações têm procurado, através de analises e auditorias ambientais, avaliar seu desempenho ambiental, porém, estas ações por si só não são suficientes para garantir que seus desempenhos atendam ou continuem a atender aos requisitos legais e/ou aos de sua política interna. Para que estes sejam eficazes, tais procedimentos devem ser realizados dentro de um processo estruturado e que este esteja inserido na gestão geral da organização.
Pressionados por uma legislação cada vez mais complexa e exigente e pela crescente preocupação dos clientes, fornecedores, comunidades e acionistas em relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável, estas empresas vêm organizando ações sistemáticas que precisam se apoiar numa política e em objetivos ambientais, ambos estabelecidos pelas próprias organizações com o intuito de equilibrar esta complexa relação (organização / meio ambiente) com a legislação vigente, seja ela municipal, estadual ou federal, fazendo-se necessária a adoção de um sistema de gestão ambiental (SGA), que segundo Reis et al. (2007), nada mais é que uma forma eficaz de planejar, organizar e praticar as ações ambientais dentro das organizações, integrando-se a estes outros elementos de gestão empresarial, para que a empresa alcance seus objetivos ambientais e econômicos.
5.1 Breve Histórico das Normas
A ISO 14001 é um conjunto de normas que define parâmetros e diretrizes de gestão ambiental para as empresas
...