Balanço Patrimonial
Seminário: Balanço Patrimonial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mestrecuca • 17/3/2014 • Seminário • 323 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
1. Toda operação realizada por pessoa física ou jurídica pode ser analisada de um duplo aspecto: origem e aplicação de recursos.
2. A parte da operação que reúne os valores representativos da origem de recursos é chamada de crédito, e os valores envolvidos são chamados de contas credoras.
3. A parte da operação que reúne os valores representativos da aplicação de recursos é chamada de débito, e as contas envolvidas são chamadas de contas devedoras.
4. Se, em operadoras isoladas, determinada conta pode funcionar ora como aplicação de recursos (débito), ora como origem de recursos (Crédito), o certo é que saldo será sempre da mesma natureza(devedor ou credor), conforme o valor representado pela conta seja tipicamente representativo de origem de recurso ( saldo credor) ou de aplicação (saldo devedor).
5. São contas típicas de aplicação de recursos e ,portanto, com saldo devedor: Bens, Direito e Despesas.
6. São contas típicas de origem de recursos e, portanto, com saldo credor: Obrigações, Patrimônio Líquido e Receitas.
7. O Balancete constitui-se num demonstrativo que relaciona, de um lado, todas as aplicações de recursos feitas pela empresa em bens, direitos e despesas (saldos devedores) e , de outro, todas as origens de recursos que possibilitaram aquelas aplicações: obrigações, patrimônio líquido e receitas (saldos credores).
8. Contratando, na Demonstração do Resultado, as origens de Recursos representadas pelas Receitas do período com as aplicações feitas em despesas no mesmo período, obtemos o Resultado Líquido do Período, que tanto pode ser excesso de origens(= lucro=saldo credor) como excesso de aplicações em despesas (= prejuízo = saldo devedor).
9. Transportando o resultado líquido do período para o grupo patrimônio líquido, teremos a representação do patrimônio : conjunto de bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido de uma entidade.
10. Para passar do conceito de patrimônio para o de Balanço Patrimonial, basta classificarmos e agruparmos as contas representativas das aplicações(saldos devedores) de um lado, chamado de Ativo, e as contas representativas das origens (saldos credores) de outro, chamado de Passivo. Os critérios para classificação e agrupamento das contas serão vistos oportunamente.
...