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Bauhaus

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Por:   •  16/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.451 Palavras (10 Páginas)  •  147 Visualizações

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Às vezes os desenhistas de moda conseguem prever as formas dos acontecimentos futuros melhor que os profetas profissionais, isso é fundamental para quem quer entender os cataclismos do mundo da alta cultura, das artes na elite e na vanguarda. Essas artes previram o colapso da sociedade liberal-burguesa com vários anos de antecedência (ver A era dos impérios). Em 1914, praticamente tudo que se pode chamar de "modernismo" já se achava a postos: cubismo; expressionismo; abstracionismo puro na pintura; funcionalismo e ausência de ornamentos na arquitetura; o abandono da tonalidade na música; o rompimento com a tradição na literatura.

O fato de que vários homens e mulheres que só começaram a surgir após a guerra também chegassem às listas de eminentes "modernistas" da alta cultura surpreende menos que o domínio da geração mais velha.

As únicas inovações formais depois de 1914 no mundo da vanguarda "estabelecida" parecem ter sido duas: o dadaísmo, que se transformou ou antecipou o surrealismo na metade ocidental da Europa, e o construtivismo soviético na oriental. O construtivismo, uma excursão

por esqueléticas construções tridimensionais e de preferência móveis, foi logo absorvido

pelo estilo dominante da arquitetura e do desenho industrial, em grande parte por meio da Bauhaus. O dadaísmo tomou forma no meio de um grupo misto de exilados em Zurique. Como rejeitava toda arte, não tinha características formais, embora tomasse emprestados alguns truques das vanguardas cubista e futurista pré-1914.

O surrealismo, embora igualmente dedicado à rejeição da arte como era até então conhecida, igualmente dado a escândalos públicos e ainda mais atraído pela revolução social, era mais que um protesto negativo. Podemos dizer que, enquanto o dadaísmo naufragava no início da

década de 1920 , o surrealismo saía dela com o que se tem chamado de "uma súplica pela

ressurreição da imaginação, baseada no Inconsciente revelado pela psicanálise, os símbolos e sonhos" (Willett, 1978), ele foi uma contribuição autêntica ao repertório das

artes de vanguarda e sua novidade foi atestada por sua capacidade de causar impacto, incompreensão ou, o que era a mesma coisa, de provocar um riso às vezes embaraçado, mesmo entre os membros da vanguarda mais antiga, deve ser visto como um movimento

admiravelmente fértil, sobretudo na França e em países como os hispânicos.

Enfim, três coisas se podem observar sobre essa revolução na era dos cataclismos: a vanguarda se tomou, por assim dizer, parte da cultura estabelecida; foi pelo menos em parte absorvida pela vida cotidiana; e, talvez acima de tudo, tomou-se dramaticamente politizada, talvez mais que as grandes artes em qualquer período desde a Era das Revoluções.

No ano de 1920 a multidão apreciou a nova figura típica do jornalismo cultural britânico onde os pontos positivos eram musica moderna e pintura moderna ,assim chamado de balé de Diaghilev. O balé não era somente uma difusão das artes de vanguarda e apesar da hegemonia de Paris sobre grandes regiões de elite cultural não havia mais a alta cultura unificada no velho mundo. Paris competia com Moscou –Berlim ate que o triunfo de Hitler e Stalin dispersou a vanguarda russa e alemã.O império de otomano e habsburgo seguiram o caminho da literatura ,isolados por línguas. A poesia em língua espanhola teve grande impacto no período da Guerra Civil Espanhola. Mesmo as artes menos prejudicadas pela Torre de Babel eram menos internacionais do que poderia supor.Havia duas artes de vanguarda que todos os porta vozes da novidade artística de todo mundo admiravam o jazz e o cinema. O cinema tornou-se essencial ,sua maior personalidade foi Charles Chaplim,neste período vários artistas se dedicaram a cinematográfica onde se destacaram os paises Alemanha e Russia. Na década de 1930 alguns intelectuais favoreceram o cinema da França populista de Rene Clair ,Jean Renoir ,Marcel Carne,Prevert e Auric, esses eram críticos não eram intelectuais apenas gostavam de observar .Em Hollywood Carl Laemmle, o chefão da universal Studios, percebeu a contribuição de lucro que a vanguarda estava trazendo e decidiu ir ate a Alemanha para obter homens mais recentes e novas ideias para trazer ao seu estúdio filmes de terror como: Frankenstein , Drácula..

O jazz era uma espécie de musica ritma instrumentação não convencional , espécie de combinação de negros e americanos foi um símbolo de modernidade na era das maquinas. O jazz mesmo no século xx se tornou raro entre os intelectuais. O mais interessante é que cada país escolheu a vanguarda intelectual valorizando o passado para encaixa-lo. A pintura espanhola de Murilo tornou-se invisível e rejeitada pois estava fora de moda.Alguns prédios em Viena foram destruídos por motivo de mau gosto porem outros so conseguiram ser protegidos por um grupo Georgiano que visava proteger como uma proscrita herança do século XVIII. O modernismo da vanguarda no cinema foi deixando sua marca diária e o publico não considerava arte mas julgavam por publicidade ,desenhos objetos genuínos. A aerodinâmica, que varreu o design americano de produtos adequados e inadequados a ela a partir do inicio da década de 1930, ecoava o

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