Bico De Bunsen
Pesquisas Acadêmicas: Bico De Bunsen. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AmandaVerena • 21/7/2014 • 876 Palavras (4 Páginas) • 2.466 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI)
TÉCNICO EM QUÍMICA
AMANDA VERENA PEREIRA DE SANTANA
TURMA: S018646
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: BICO DE BUNSEN
FEIRA DE SANTANA
2014
AMANDA VERENA PEREIRA DE SANTANA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: BICO DE BUNSEN
Relatório da Disciplina Introdução ao Laboratório, do Curso Técnico em Química do SENAI / FSA para obtenção da nota da disciplina, sob orientação do Prof. Airton Souza.
FEIRA DE SANTANA
2014
Utilização e técnicas de manuseio do bico de Bunsen em laboratório.
INTRODUÇÃO
Um bico de Bunsen é um instrumento utilizado em laboratório destinado a realizar aquecimento, mas também é usado na esterilização de pequenos objetos, polir a fogo, vidros quebrados e para muitas outras finalidades. Constitui-se de um tubo de metal (corpo) de aproximadamente 13 cm, conectado a uma base que contêm uma válvula para abrir a passagem do gás, um bocal conectado a uma mangueira por onde entra o combustível e um anel que controla a entrada de ar através de dois furos. Possui como combustível normalmente o G.L.P (Gás Liquefeito de Petróleo), que segundo a Copagaz (2005) “[...]consiste numa mistura gasosa de hidrocarboneto obtido do gás natural das reservas do subsolo, ou do processo de refino do petróleo cru nas refinarias” sendo basicamente uma mistura de butano e propano. Para se obter a chama do bico, utiliza-se como comburente o oxigênio do ar atmosférico.
FONTE: http://www.smartkids.com.br/uploads/imagens/desenhos-para-colorir/bico-de-busen.gif
OBJETIVO
Principal finalidade da aula foi demonstrar de forma manual o uso do bico de Bunsen, passo a passo como ativa-lo, observando as principais características da chama, reações ocorridas, para depois desenvolvermos esta pesquisa para entendermos melhor como funciona o processo mais detalhado na teoria.
MATERIAIS E MÉTODOS
- Bico de Bunsen
- Fósforo
- Vela
Para realização dos procedimentos feitos em sala, foi necessário aprender as noções básicas na teoria para a utilização do instrumento, então foi realizado o procedimento nas seguintes etapas:
1. Fecham-se os orifícios da base do bico de Bunsen colocando o anel em uma posição que impeça a entrada de ar pela parte inferior.
2. Abre-se a válvula do gás e em seguida acende-se o palito de fósforo na parte superior do bico.
Com a regulagem do aparelho você obtém diferentes tipos de chama. Por exemplo, com a válvula totalmente fechada surge uma chama grande e amarela que desprende fuligem. Esta não é uma chama considerada boa, pois não possui uma temperatura suficiente para o aquecimento de substâncias.
3. Para se conseguir uma chama mais quente, abra vagarosamente a entrada de ar até obter uma chama azul.
OBS:. Para apagar a chama basta fechar a válvula.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Durante o experimento, podemos observar principalmente a coloração da chama, que muda de amarela para azul quando o anel da entrada de ar é aberto.
A chama amarela, que ocorre quando o anel está fechado, se faz dessa coloração porque não há quantidade de comburente, ou seja, de oxigênio suficiente para queimar todo o combustível, liberando assim, apenas CO (monóxido de carbono) e H2O (água). Este fenômeno é característico de uma combustão incompleta. Podemos observar mais claramente este fenômeno quando cobrimos uma vela acesa com um copo, assim que o oxigênio acaba a mesma se apaga devido à falta de comburente. Abaixo,
...