TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Celular

Trabalho Universitário: Biologia Celular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 4

1) Explique as seguintes estruturas e organelas da célula eucariota ressaltando sua estrutura e função.

a. Complexo de Golgi: Constituída por um número de várias vesículas circulares achatadas e por várias vesículas esféricas em diversos tamanhos, que perecem brotar das primeiras. Em muitas células o aparelho de Golgi localiza-se em posição constante, quase sempre do lado do núcleo; em outras células ele se encontra disperso pelo citoplasma. Essa organela apresenta múltiplas funções; mas dentre elas, cabe destacar que é muito importante na separação e no endereçamento das moléculas sintetizadas nas células, encaminhando-as para as vesículas de secreção (que serão expulsas da célula), os lisossomos as vesículas que permanecem no citoplasma ou a membrana celular.

b. Ribossomos: Os ribossomos são partículas densas de elétrons e constituídas de ácido ribonucleico e proteínas. Os ribossomos das células eucariontes têm diâmetro de 15 a 20mm, sendo um pouco menores nas células procariontes. Cada ribossomo é formado por duas subunidades de tamanhos diferentes que se associam somente quando se ligam aos filamentos de RNA mensageiro. Como diversos ribossomos de associam a um único filamento de RNA mensageiro, formam polirribossomos, que ficam dispersos no citoplasma ou presos à superfície externa do retículo endoplasmático ou rugoso. Os polirribossomos tem um papel fundamental na síntese das proteínas.

c. Retículo endoplasmático (liso e rugoso): No citoplasmas das células eucarionte existe uma rede de vesículas achatadas, vesículas esféricas e túbulos que se intercomunicam, formando um sistema contínuo, embora apareçam separados nos cortes examinados no microscópio eletrônico. Esses elementos apresentam uma parede formada por uma unidade de membrana que delimita cavidades, as cisternas do retículo endoplasmático. As cisternas constituem um sistema de túneis de forma muito variável, que percorre o citoplasma. Distinguem-se o retículo endoplasmático rugoso ou granular, e o liso. A membrana no retículo endoplasmático rugoso apresenta os ribossomos na sua superfície voltada para o citol. O retículo endoplasmático liso apresenta-se principalmente como túbulos que se anastomosam e se continuam com o retículo rugoso. O retículo endoplasmático liso é muito desenvolvido em determinados tipos de células, como, por exemplo, nas que secretam hormônios esteroides, nas células hepáticas e nas células da glândula adrenal.

d. Membrana plasmática: A membrana plasmática ou celular separa o meio intracelular do extracelular e é a principal responsável pelo controle da penetração e saída de substâncias da célula.

2) Explique porque os vírus são parasitos intracelulares obrigatórios.

Um vírus não é capaz de se multiplicar, exceto quando parasita uma célula de cujas enzimas se utiliza para a síntese das macromoléculas que irão formar novos vírus. Eles não contam com todas as enzimas nem as estruturas necessárias para a fabricação de outros vírus; são portanto parasitos intracelulares obrigatórios.

3) Qual é a constituição e formação de um vírus?

O vírus é formado basicamente por duas partes:

-uma porção central, que leva a informação genética, isto é,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com