Biologia problema
Ensaio: Biologia problema. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: izaaCarvalho • 17/2/2014 • Ensaio • 1.090 Palavras (5 Páginas) • 283 Visualizações
Atividade Avaliativa - Tentativa 1
Question 1
Notas: 1
O fenômeno genético responsável pela criação de novos alelos e com conseqüente geração de variabilidade nas populações é:
Escolher uma resposta.
a. Gene
b. DNA
c. Mutação gênica.
d. Permuta Genética
e. Recombinação
Question 2
Notas: 1
As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são seqüestradas pelas formações vegetais.
Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO2 da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de matas degradadas.
O papel da vegetação, no seqüestro de carbono da atmosfera, é
Escolher uma resposta.
a. transferir o CO2 atmosférico para as moléculas de ATP, fonte de energia para o metabolismo vegetal.
b. converter o CO2 da atmosfera em matéria orgânica, utilizando a energia da luz solar.
c. reter o CO2 da atmosfera na forma de compostos inorgânicos, a partir de reações de oxidação em condições anaeróbicas.
d. fixar o CO2 da atmosfera por meio de bactérias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das raízes das plantas.
e. diminuir a respiração celular dos vegetais devido à grande disponibilidade de O2 nas florestas tropicais.
Question 3
Notas: 1
Considere as seguintes características:
Respiração pulmonar saculiforme.
Fecundação interna.
Membros locomotores.
Pele fina e úmida.
Presença de ovo com casca calcária. .
As principais características evolutivas que proporcionaram aos répteis vida mais independente do ambiente aquático e a conquista do ambiente terrestre são, apenas,
Escolher uma resposta.
a. III e V.
b. IV e V.
c. I e II.
d. I e III.
e. II e V.
Question 4
Notas: 1
Casos de leptospirose crescem na região
M.P.S. tem 12 anos e está desde janeiro em tratamento de leptospirose. Ela perdeu a tranqüilidade e encontrou nos ratos, (…), os vilões de sua infância. “Se eu não os matar, eles me matam”, diz. Seu medo reflete um dos maiores problemas do bairro: a falta de saneamento básico e o acúmulo de lixo…
(O Estado de S. Paulo, 31/07/1997)
Oito suspeitos de leptospirose
A cidade ficou sob as águas na madrugada de anteontem e, além de 120 desabrigados, as inundações estão fazendo outro tipo de vítimas: já há oito suspeitas de casos de leptospirose (…) transmitida pela urina de ratos contaminados.
(Folha de S. Paulo, 12/02/1999)
As notícias dos jornais sobre casos de leptospirose estão associadas aos fatos:
Quando ocorre uma enchente, as águas espalham, além do lixo acumulado, todos os dejetos dos animais que ali vivem.
O acúmulo de lixo cria ambiente propício para a proliferação dos ratos.
O lixo acumulado nos terrenos baldios e nas margens de rios entope os bueiros e compromete o escoamento das águas em dias de chuva.
As pessoas que vivem na região assolada pela enchente, entrando em contato com a água contaminada, têm grande chance de contrair a leptospirose.
A sequência de fatos que relaciona corretamente a leptospirose, o lixo, as enchentes e os roedores é:
Escolher uma resposta.
a. II, III, I e IV
b. I, II, III e IV
c. II, IV, I e III
d. IV, III, II e I
e. I, III, IV e II
Question 5
Notas: 1
Nas zonas urbanas das grandes cidades, cada habitante produz cerca de 1kg de lixo diariamente. A maior parte desse material acaba sendo depositada em lixões ou aterros sanitários. Sobre esses dois métodos de destinação do lixo, pode-se dizer que
Escolher uma resposta.
a. os aterros, assim como os lixões, produzem gás metano e chorume, mas nos aterros há controle sobre a produção e drenagem desses produtos, de modo a não contaminar o solo e a atmosfera.
b. os aterros apresentam a vantagem de minimizar o risco de transmissão de doenças, mas são desvantajosos porque não impedem a contaminação do solo e das águas subterrâneas.
c. lixões e aterros apresentam o inconveniente de inviabilizar a coleta seletiva do lixo e a reciclagem de material.
d. os lixões são mais indicados que os aterros apenas quando localizados fora do perímetro urbano e quando houver controle sobre o acesso de pessoas.
e. os lixões mantêm o lixo exposto a céu aberto, atraindo animais e provocando mau cheiro. Quando cobertos com lona ou mantidos sob galpão, são denominados aterros sanitários.
Question
...