Bomba Atômica
Trabalho Universitário: Bomba Atômica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helenasertorio • 1/12/2014 • 444 Palavras (2 Páginas) • 426 Visualizações
A bomba atômica foi inventada por volta dos anos 40. Devido à Segunda Guerra Mundial que o mundo enfrentava, os europeus viram a necessidade que o mundo precisava de novas armas. Assim que os pesquisadores europeus foram expulsos para os Estados Unidos, devido ao nazismo e o fascismo, começaram a pesquisar sobre os átomos. Em cima das ideias de Einstein, eles imaginavam que se um átomo se colidisse com outro átomo iria gerar uma grande quantidade de energia, que seria suficiente para uma explosão atômica e dizimaria uma população inteira, daí desenvolveram a bomba atômica.
Os primeiros testes da bomba foram realizados no deserto do Novo México e como obtiveram sucesso no teste, os Estados Unidos usou-a na Segunda Guerra Mundial contra o Japão, onde mataram aproximadamente 350.000 de pessoas em Hiroshima e Nagasaki, que foi considerado o maior ataque a população civil da história.
Após este período vários países como Rússia, França, China, Reino Unido, Israel, Paquistão e Índia passaram a desenvolver bombas nucleares. Com isso, outros países evitam se envolver em conflitos com países que possuem bomba atômica, para que evitar que aconteça outro grande ataque nuclear na história.
O primeiro teste de uma bomba de fissão ("atômica") liberou a mesma quantidade de energia de cerca de 20 mil toneladas de TNT.
Como funciona a bomba atômica?
Essa arma tão poderosa funciona da seguinte maneira: funciona pela fissão nuclear que é a quebra do núcleo do átomo, liberando uma enorme quantidade de energia. Uma bomba como a de Hiroshima e Nagasaki contém três porções separadas de urânio enriquecido. Os detonadores são duas cargas de explosivo comum que produzem a compactação dos três blocos de urânio, fazendo com que este atinja a massa crítica necessária para explosão nuclear causada por reações de fissão.
Na fissão, o nêutron de um átomo de urânio atinge o núcleo do outro, dividindo-o em dois e liberando mais nêutrons que seguem dividindo novos núcleos. Uma reação em cadeia que gera grande quantidade de energia e calor. O poder de destruição é enorme. A explosão provoca uma chuva de nêutrons, raios gama e partículas radioativas que desorganizam as células dos seres vivos. A radioatividade contamina o ar e a água. Ondas de choque de calor destroem tudo.
Quais são as consequências da radioatividade, causada pela explosão, no ser humano?
Os efeitos da bomba não são apenas a morte e a destruição imediatas. Até hoje por causa da radiação, continuam morrendo pessoas vítimas de problemas herdados geneticamente de seus pais e avós, como deformações físicas, câncer congênito, problemas de esterilidade e outras doenças. As vítimas da radiação apresentam febre e hemorragias arroxeadas na pele, depois surge a gangrena e o cabelo cai.
...