Bursas e tendões
Projeto de pesquisa: Bursas e tendões. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isaque4989 • 2/10/2014 • Projeto de pesquisa • 929 Palavras (4 Páginas) • 312 Visualizações
Bursas e Tendões
Introdução
Bursas são estruturas orgânicas fechadas, como bolsas, constituídas de células mesenquimais semelhantes aos sinoviócitos localizados próximos às articulações. Têm como principal função permitir deslizamento de um tecido sobre o outro com um mínimo de fricção.
Bursites
As Bursas do organismo podem ser sede de um processo inflamatório, muitas vezes com deposição de cálcio. As bursites mais comuns são a deltoide e a subacromial no ombro, a trocanteriana, a isquiática, a do tendão do calcâneo, a pré-patelar e a da primeira articulação metatarsofalangeana.
O quadro clínico é comum a todas, sendo constituído de dor, de aumento de volume e de limitação do movimento. Calcificações podem ser observadas, contudo, isso não reflete que sua presença seja sempre acompanhada de sintomas.
O diagnóstico das bursites é essencialmente clínico, mas pode ser conveniente realizar alguns exames complementares, como hemossedimentação e análise do líquido sinovial. A ultrassonografia pode evidenciar alterações nas partes moles.
Tendões
Introdução
Tendões são estruturas transmissoras de tensão muscular às partes móveis pelas quais estão inseridos. Como principais características biomecânicas apresentam flexibilidade, elasticidade e resistência à compressão.
Nos adultos a composição de seu conteúdo é na maior parte água. Do restante, 75% é colágeno, e 2% elastina. As fibras colágenas dispostas longitudinalmente são envoltas por malha de tecido conjuntivo, denominado de epitenon. Entre os vários fascículos longitudinais também existe essa malha, a qual é chamada de endotenon.
O ponto de inserção de tendões, nos ossos é denominado de entensis. Tais pontos são de fundamentais para regulação e coordenação das funções posturais e motoras do corpo. Entesopatia, ou entesite, significam alterações nesses pontos, sendo a isquemia a causa principal dos fatores causais.
Tendinite, tenossinovite e entesopatias
A causa mais comum de inflamação da bainha dos tendões é o trauma direto, ou por pressão anormal, ou após atividade que solicita excessivamente determinada região, por exemplo o sapato sobre o tendão do calcâneo.
As localizações mais frequentes das tendinites são os ombros, mãos, punhos, os cotovelos, os pés e os tornozelos. As manifestações clínicas compreendem dor localizada, eritema, aumento do volume local e calor na pele sobrejacente.
Tendinites do ombro
A tendinite do bíceps é muito comum. Causa dor na topografia da corredeira bicipital, pela qual corre tendão da longa porção do bíceps. A dor pode estender-se ao longo do músculo. Essa situação pode ser detectada pela palpação direta.
Tendinite do cotovelo
O cotovelo é sede de alterações de inserção de tendões no epicôndilo e na epitróclea. São, portanto, entesopatias e estão relacionadas à profissão e com práticas desportivas; como o tênis.
Músculos
Noções de Anatomia e Fisiologia
Os músculos esqueléticos constituem o principal órgão de locomoção, assim como um grande reservatório metabólico. Representam cerca de 40% do peso de um indivíduo adulto. São compostos por mais de milhares de fibras, cada uma complexa e multinucleada célula, envolvida por sarcolema e membrana basal externa.
O sarcoplasma das fibras musculares é envolto por uma rede
...