CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS
Pesquisas Acadêmicas: CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carabina44 • 6/10/2014 • 608 Palavras (3 Páginas) • 319 Visualizações
Características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis uteis para os usuários, onde são essencial quatro características: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
COMPREENSIBILIDADE
Tem como característica qualitativa tornar a demonstração contábil expressamente clara, de forma que os usuários possam entender claramente as informações contidas, desde que os mesmos tenham um conhecimento razoável quanto à examinação da demonstração.
RELEVANCIA
Tem como principal fundamento a importância das informações das demonstrações contábeis para os usuários, podendo ser muito importante quanto às decisões econômicas dos mesmos, onde o usuário facilmente avalie eventos passados, presentes e futuros, confirmando ou corrigindo as avaliações retroativas.
CONFIABILIDADE
Quando as informações são confiáveis, estando inteiramente livres de erros, representando com propriedade o que for proposto. Portanto, mesmo quando as informações forem relevantes, elas necessariamente poderão não ser confiáveis, quando seu reconhecimento distorcer as demonstrações contábeis.
REPRESENTAÇÃO COM PROPRIEDADE
É definido como representação com propriedade, quando as informações que foram passadas estão certamente corretas de acordo com a real situação do informado, assim também considerada confiável. Caso contrário pode ser relevante reconhecer itens e divulgar o risco de erro envolvendo o seu reconhecimento e mensuração.
PRIMAZIA DA ESSENCIA SOBRE A FORMA
Talvez a mais importante de todas as características contábeis é valorizar a essência de cada operação ao invés do que está descrito em um documento, nota fiscal ou contrato.
Para que a informação represente adequadamente as transações e outros eventos que ela se propõe a representar, é necessário que sejam contabilizados e apresentados de acordo com a sua substância e realidade econômica, e não meramente sua forma legal.
A essência das transações ou outros eventos nem sempre é consistente com o que aparenta ser com base na sua forma legal ou artificialmente produzida. Por exemplo, uma entidade pode vender um ativo a um terceiro de tal maneira que a documentação indique a transferência legal da propriedade a esse terceiro; entretanto, poderão existir acordos que assegurem que a entidade continuará a usufruir os benefícios econômicos gerados pelo ativo e o recomprará depois de certo tempo por um montante que se aproxima do valor original de venda acrescido de juros de mercado. Em tais circunstâncias, reportar a venda não representaria adequadamente a transação formalizada já que não haverá a transferência da posse do bem.
NEUTRALIDADE
Quando informações presentes nas demonstrações contábeis são neutras, referentes a imparcialidade. No entanto as demonstrações contábeis não são consideradas neutras se induzirem em tomadas de decisões ou julgamento, com o objetivo de se atingir um resultado predeterminado.
PRUDENCIA
Referente aos responsáveis que elaboram demonstrações contábeis, que poderão se deparar com incertezas, que envolvam
...