CLIMATÉRIO/MENOPAUSA: A Relevância Da Atuação Da Enfermagem Frente à Saúde Da Mulher
Ensaios: CLIMATÉRIO/MENOPAUSA: A Relevância Da Atuação Da Enfermagem Frente à Saúde Da Mulher. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: telcruz • 8/5/2013 • 7.599 Palavras (31 Páginas) • 1.087 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
CLIMATÉRIO/MENOPAUSA: a relevância da atuação da enfermagem frente à saúde da mulher
Telma Aparecida da Silva
Arcos
2011
Telma Aparecida da Silva
CLIMATÉRIO/MENOPAUSA: a relevância da atuação da enfermagem frente à saúde da mulher
Monografia apresentada ao curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do titulo de bacharel em Enfermagem.
Orientadora: Professora Mestra Maristela Julia Fernandes.
Arcos
2011
CLIMATÉRIO/MENOPAUSA:
A relevância da atuação da enfermagem frente à saúde da mulher
Monografia apresentada ao curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do titulo de enfermeiro.
_______________________________________________________________
Professora Mestra Maristela Julia Fernandes (orientadora)-PUC Minas
_______________________________________________________________
Professora Ângela Margarete Mendonça Costa (Co-orientadora)-PUC Minas
_________________________________________________________________
Professora Mestra Juliana Ladeira Garbaccio
_________________________________________________________________
Professor Doutor Roberto Queiroga Lautner
Arcos
2011
Agradecimentos
Agradeço a Deus pelas oportunidades que me foram dadas na vida, principalmente por ter conhecido pessoas especiais, mas também por ter vivido fases difíceis, que foram de grande importância para meu crescimento e aprendizado.
Não posso deixar de agradecer aos meus pais Irineu e Cidinha, sem os quais não estaria aqui, por terem me oferecido condições para me tornar a profissional e a mulher que sou, e por me mostrarem a importância dos estudos.
Ao meu irmão Edvaldo, pela força e pelos conselhos oferecidos neste período de faculdade. À minha irmã Mônica que mesmo em silêncio me oferecia a força que precisava. Muito obrigada por fazer parte da minha vida.
Ao meu noivo por ser meu porto seguro, pelas inúmeras vezes que ouviu meu choro e que atentamente me aconselhou me tornando mais segura a cada dia. Obrigada por fazer parte da minha vida.
À minha orientadora Maristela, que me ofereceu bons momentos de discussão sobre o tema a ser abordado, pela sua calma, pelos conselhos oferecidos. Por dedicar seu tempo em tirar dúvidas e medos.
Às diversas pessoas que auxiliaram na construção desse trabalho, principalmente a professora Ângela Margarete, pelos seus ensinamentos e dicas profissionais.
Aos meus amigos de sala, em especial Joana, Eliana, Daniel, Fernanda, Luis Antônio, Adael, Lys Paula, Carem, Emeline, Sabrina, Silvana, Giselle, Michelle, Kathiene, Rejane. Por momentos especiais que passamos juntos, momentos de descontração, de risadas, de estresse... Ficarão saudades destes momentos.
A vocês todos, muito obrigada!
Resumo
O climatério é definido como um período de transição entre os anos reprodutivos e não-reprodutivos da mulher, caracterizado por alterações metabólicas, incluindo o esgotamento dos folículos ovarianos, que tem como resultado a queda dos níveis de estrogênio e progesterona, trazendo mudanças significativas à vida da mulher, dentre as quais podem-se destacar as alterações da sexualidade, da fertilidade, os sinais e sintomas, aspectos reprodutivos e distúrbios urinários. Segundo o Ministério da Saúde, o climatério inicia-se por volta dos 40 anos e estende-se até os 65 anos de idade. O presente trabalho apresenta como objetivo principal promover uma reflexão acerca das possíveis contribuições do profissional da enfermagem na assistência às mulheres climatério/menopausadas. A metodologia utilizada consistiu na realização de uma revisão bibliográfica, através da busca de artigos científicos publicados entre 1988 a 2009 nas bases de dados da MEDLINE. Conclui-se que o profissional de enfermagem deve buscar uma percepção geral das mudanças e sintomas inerentes à fase do climatério e desenvolver um trabalho participativo, direcionando um olhar mais holístico para essas mulheres.
Palavras-chaves: Climatério/menopausa; mulheres; contribuições da enfermagem.
Abstract
Menopause is defined as a period of transition between the reproductive years and non-reproductive women, characterized by metabolic changes, including the depletion of ovarian follicles, which results in falling levels of estrogen and progesterone, bringing significant changes to life of women, among which one can highlight the changes in sexuality, fertility, the signs and symptoms, reproductive issues and urinary disorders. According to the Ministry of Health, menopause begins around age 40 and extends until 65 years of age. This work has as main objective to promote a reflection about the possible contributions
...