CODECA
Resenha: CODECA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pattytomedi • 30/5/2013 • Resenha • 669 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
No dia 04 de Maio de 2013 foi realizada uma visita a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul, (CODECA), sendo uma Sociedade Anônima de Economia Mista, é responsável pelo recolhimento dos resíduos recicláveis e orgânicos da cidade de Caxias do Sul.
Possui hoje 1100 funcionários que trabalham para o bom funcionamento da empresa, se preocupando com o bem estar e a limpeza da cidade.
Além da coleta de resíduos a CODECA realiza serviços como capina, varrição, pavimentação entre outros serviços, além de possuírem seu próprio centro de abastecimento de combustíveis para sua frota dentro da própria empresa. Os veículos possuem a esta empresa de abastecimento, sendo que se trocarem a empresa que fornece combustível, a troca da frota deverá ser feita também.
A CODECA possui o ECOPONTO, aonde as pessoas podem descartar estofados, móveis diversos, lâmpadas fluorescentes (possuem um local específico para armazenamento até a coleta), aparelhos de informática e telefonia, além do óleo de cozinha que é recolhido pela OLEOPLAN, para a produção de sabão ou biodiesel.
Possuem um posto de coleta e armazenagem de pneus, aonde é cobrado um valor mínimo (R$1,50), apenas para manutenção do local, recebem 1500 pneus por mês, mas boa parte acaba sendo incinerada, e é necessário enviar um balanço semestral para a SEMMA.
A CODECA possui um sistema de conteinerização e coleta mecanizada de lixo orgânico, estes sofrem muito com a depredação, geralmente as pessoas ateiam fogo.
Possuem contratos com a prefeitura, mercados e empresas, e no último ano tiveram um faturamento de 70.000 000,00 no ano.
Os caminhões realizam a coleta dos resíduos nas ruas todos os dias, totalizando em 360 toneladas de resíduo orgânico por dia, e 90 toneladas de seletivo, sendo que 20% desse material vem misturado e ainda poderia ser separado.
Após a coleta o resíduo orgânico é encaminhado para o transbordo, aonde caminhões maiores fazem o transporte até o aterro, o resíduo reciclável é entregue as 12 recicladoras que tem cadastro junto a CODECA, existem catadores de rua, mas a CODECA não possui dados ou vínculos para confirmar a situação de catadores autônomos.
Depois de separado, o material enviado as recicladoras é enviado para o transbordo, mesmo depois da triagem é comum de se ver lixo orgânico misturado, apesar de toda informação que a população recebe sobre o assunto, a separação dos resíduos ainda não é totalmente feita.
O transbordo serve apenas para armazenamento temporário, pois os caminhões que realizam a coleta não têm condições de levar os resíduos diretamente ao aterro, um dos motivos é a sua capacidade de carga, e o outro a distância da cidade até o aterro, situação que causaria muito desgaste aos veículos.
O aterro para o qual os resíduos são levados é o Rincão das Flores, e está localizado em Vila Seca, no Município de Caxias do Sul, possui uma área aproximada de 70 hectares. A impermeabilização do solo para o despejo dos resíduos é feita com argila compactada, uma geomembrana reforçada com um geotêxtil, que protege contra possíveis rompimentos que possam contaminar o solo exposto.
É feita a drenagem da matéria orgânica decomposta que escorre, o qual segue por uma tubulação até a Estação de Tratamento dos
...