CONTABILIDADE APLICADA
Casos: CONTABILIDADE APLICADA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ENIRA • 28/5/2014 • 1.601 Palavras (7 Páginas) • 294 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“CONTABILIDADE APLICADA”
Pelotas
2013
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“CONTABILIDADE APLICADA”
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual do 6º Semestre.
Orientador: Equipe de Professores do 6º Semestre.
Pelotas
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2.1 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 4
2.2 LEIDERESPONSABILIDADEFISCAL....................................................................6
2.3 AGRONEGÓCIOS, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR.......................7
3 CONCLUSÃO............................................................................................................9
REFERENCIAS..........................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade abrange diversas areas e com o passar dos tempos ela vem conquistando cada vez mais o seu espaço seja na agropecuaria, na construção civil e até mesmo em entidades sem fins lucrativos.
Este trabalho tem o intuito de esclarecer duvidas ao que diz respeito ao indice se sustentabilidade ambiental, a lei de resposabilidade fiscal e o Agronegocio, Construção Civil, e o terceiro setor.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é um indicador que mede o retorno absoluto de uma carteira teórica formada por atuações de empresas com notável comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, atuando como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro. As ações são escolhidas em meio as mais comerciadas na BOVESPA, levando em conta a liquidez, e são avaliadas na carteira pela importância de mercado das ações disponíveis à transação.
O ISE é um referencial que busca apontar as melhores empresas sustentáveis, sendo assim, ele procura recompensar as empresas com as melhores práticas servindo, deste modo, como uma ferramenta de classificação. Para que tenha reatividade, a exposição dos desempenhos necessita ter amplo alcance e abranger todos os públicos interessados.
A EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR ESSE TIPO DE ÍNDICE?
Esse tipo de empreendimento (empresas sustentáveis) suscita valor para o acionista em longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Desse modo, pode-se entender que ao se associar ao ISE, a empresa pode obter diversos ganhos, sendo eles tangíveis e intangíveis. Os ganhos tangíveis São ganhos para os investidores, por meio de recompensa no valor das ações, e para as empresas, observados de maneira especial por maior rendimento e maior valor de mercado.
Os ganhos intangíveis é quando a empresa possui as seguintes características, são três motivações fundamentais para determinar ingressar em empreendimentos voluntários desse gênero: competitividade, legitimação, responsabilidade ecológica de fundo ético.
QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM ATUALMENTE O ISE-BOVESPA?
O ISE é composto pelas empresas melhor classificadas em termos de responsabilidade social e sustentabilidade, essa escolha é feita observando os maiores números de liquidez da BOVESPA, de acordo com critérios de triagem e disposição e criados pelo Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial.
O número máximo de empresas que podem associar-se ao Índice é de 40 empresas, mas somente 37 integram atualmente o ISE-BOVESPA, são elas:
AES Tietê Gerdau Sul America BicBanco
Banco do Brasil Gerdau MT Telefônica CCR
CPFL Coelce Itaú Unibanco TIM
Bradesco Duratex Itaúsa Tractbel
Braskem Eletropaulo Light Ultrapar
BRF EDP Natura Vale
Cemig Even Oi weg
Cesp Eletrobras Sabesp Copasa
Eco rodovias Santander Copel Fibria
Suzano
2.2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
“A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece, em regime nacional, parâmetros a serem seguidos relativos ao gasto público de cada ente federativo (estado e municípios) brasileiro.”
A seguinte Lei contribui para a transparência
...