CONTABILIDADE APLICADA
Casos: CONTABILIDADE APLICADA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cassiaandrea • 20/11/2014 • 5.993 Palavras (24 Páginas) • 185 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“CONTABILIDADE APLICADA”
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual do 6º Semestre.
Orientador: Equipe de Professores do 6º Semestre.
LUIS EDUARDO MAGALHAES
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04
2.1 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL............................................ 04
2.2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL............................................................. 07
2.3 AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR...................... 08
2.3.1 Agronegócio.................................................................................................. 08
2.3.2 A Contabilidade aplicada na Construção Civil................................................... 12
2.3.3 Terceiro Setor.............................................................................................. 19
2.3.3.1 Normas Brasileiras de contabilidade aplicáveis ao Terceiro Setor ................. 21
3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 24
4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 25
1 INTRODUÇÃO
O texto irá trabalhar a contabilidade aplicada procurando descreve sobre o ISE-BOVESPA, as empresas compõem a sua carteia 2013, mostrado sua forma de abordagem e características principais, relatando os fatos desde o surgimento até dias atuais.
Será citada também sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e o seu papel na criação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária, detalhando um pouco mais a Contabilidade Publicar e sua área de atuação. Veremos ainda sobre a atuação da contabilidade em três crescentes áreas: agronegócios, construção civil e no Terceiro Setor, descrevendo um pouco de cada uma.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
ISE - É um índice que mede o retorno médio de uma carteira teórica de ações de empresas de capital aberto e listadas na BM&FBOVESPA, semelhante ao Ibovespa. Busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi criado em dezembro de 2005 pela Bolsa e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Esta metodologia busca avaliar de forma integrada, diferentes aspectos da sustentabilidade, tais como elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros.
O ISE reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial. Seus objetivos são funcionar como uma referência para o investimento socialmente responsável e atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro.
Às dimensões conhecidas como Triple Bottom Line (Ambiental, Social e Econômico-Financeira) foram adicionadas outras quatro dimensões: governança corporativa, geral, natureza do produto e mudanças climáticas, esta última incluída a partir de 2011. É calculado pela BM&FBOVESPA em tempo real ao longo do pregão, considerando os preços dos últimos negócios efetuados no mercado à vista. As ações integrantes do ISE são selecionadas entre as 200 mais negociadas no pregão em termos de liquidez e ponderadas na carteira pelo valor de mercado dos ativos disponíveis à negociação.
O Conselho do ISE é presidido pela BM&FBOVESPA. Além da Bolsa, é composto pelas seguintes entidades: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), Instituto dos Auditores Independentes do Brasil(IBRACON), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, International Finance Corporation (IFC), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Ministério do Meio Ambiente
No Brasil essa tendência já teve início, e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial (“benchmark”) para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido
...