CONTABILIDADE EMPRESARIAL
Trabalho acadêmico: CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Taizinhasba • 12/5/2014 • Trabalho acadêmico • 5.507 Palavras (23 Páginas) • 243 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO/CONTEÚDO................................................................5
2.1 Balanço Patrimonial e DRE..........................................................................5
2.2 Capital de Giro.............................................................................................9
2.3 Índices de Liquidez......................................................................................10
2.4 Alavancagem................................................................................................11
2.5 Dívidas tributárias........................................................................................14
2.6 Transformação de sociedades.....................................................................16
2.7 Distribuição de frequências.........................................................................17
2.8 Média e Desvio padrão................................................................................18
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................20
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................21
5 ANEXOS.........................................................................................................22
4
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é mantida para Entidade, e os sócios ou quotistas não devem se confudir com ela. Suas dimensões podem ser: Jurídica econômica, Organizacional e Social.
Entre os agentes econômicos, ativos participantes da economia das nações, temos as organizações empresariais, que contribuem com sua manuntenção e crescimento. Entende-se que esse dinamismo não ocorre isoladamente, sendo necessária a intervenção humana para o gerenciamento das ações dessas organizações. Temos aí a chamada gestão empresarial que amparada em técnicas de gestão, pratica constantemente a arte de planejar, organizar, controlar e decidir os passos a serem seguidos pela organização em direção ao alcance de seus objetivos. Inserida nesse contexto temos a Contabilidade, vista como a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades organizacionais, que neste trabalho mostra de forma aplicada.
Destacam-se o Balanço patrimonial, a DRE, Capital de Giro, Índice de Liquidez, Grau de Alavancagem, Dívidas tributárias, Transformação de sociedades, Distribuição de frêquencias, Média e desvio padrão.
Por fim, foi inserindo-se nos contextos exemplificações de como a contabilidade tornam-se integrantes das entidades comerciais, seja ela pequena, média ou grande empresa para os estudos e os controles da mesma.
5
2 DESENVOLVIMENTO/CONTEÚDO
2.1 Balanço Patrimonial e Demonstração do resultado do exercício (DRE)
Conhecer adequadamente a estrutura dessas duas importantes demosntrações é importante para um bom desenvolvimento da contabilidade e registro adequado dos fatos contábeis que ocorrem nas empresas.
BALANÇO PATRIMONIAL
Uma demostração financeira obrigatória segundo a Lei n. 6.404/76 – Lei das Sociedades por Ações, que corresponde a um dos relatórios mais importantes no processo decisório.
A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período ( geralmente o balanço é feito sobre o período de 1 ano ). O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, afim de auxiliar um Controle do Patrimônio eficiente.
O Balanço Patrimonial é constituído pelo:
- Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. Dividi-se em Ativo Circulante (Disponível, Créditos, Estoques, Despesas antecipadas) e Ativo Não Circulante (Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado, Intangível).
- Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. Dividi-se em Passivo Circulante e Não Circulante (Exigível a longo prazo).
6
- Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. O Patrimônio Líquido compreende a Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de avaliação
As equações contábeis podem se reescrever da seguinte forma :
Ativo = Passivo + Patrimônio líquido
Recursos disponíveis = Recursos fornecidos por capital de terceiros + Capital próprio.
Isso significa dizer que o ativo será sempre igual ao somatório do passivo e do patrimônio líquido, e , portanto. Estará em balanço. Se os recursos aumentam (ativos), esse aumento corresponde sob a forma de obrigações (passivo) ou contribuições (patrimônio líquido) deve ser reconhecido. O mesmo acontece se os recursos diminuem, as obrigações com os terceiros são liquidadas ou o patrimônio líquido é reduzido.
Ao término do exercício, como se faz em todos os meses, procede-se ao levantamento do balancete de verificação, com o objetivo de conhecer os saldos das contas do razão e conferir sua exatidão.
No balancete são relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa,
...