CONTABILIDADE,ATIVO,PASSIVLO E PL
Exames: CONTABILIDADE,ATIVO,PASSIVLO E PL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mamasique • 31/3/2014 • 857 Palavras (4 Páginas) • 456 Visualizações
Os conceitos básicos da contabilidade são indispensáveis para o desenvolvimento e entendimento da área contábil.
O contexto rediz as principais funcionalidades da contabilidade e consequentemente seus enfoques principais: Ativo,Passivo,Goodwill,Receitas,Despesas,Perdas e Ganhos e Patrimônio Liquido
Ativos
São os bens e direitos que a empresa tem num determinado momento, tais como:
- Caixa: valores monetários existentes, como, por exemplo dinheiro, cheques, ticket, saldo em conta corrente bancária, ou aplicação financeira.
- Duplicatas a Receber: duplicatas que a empresa tem a receber, decorrentes das suas vendas a prazo.
- Estoques: mercadorias/produtos destinados à venda, pelo custo de aquisição.
- Imobilizado: ativos fixos que a empresa utiliza para a realização de suas atividades, menos o valor da depreciação.
Ativo Circulante:
Neste grupo entram o dinheiro (item mais líquido de todos) e os itens que são transformados em dinheiro, consumidos ou vendidos no curto prazo, como estoques, aplicações, duplicatas a receber, investimentos temporários entre outros.
Ativo Realizável a Longo Prazo:
Os ativos deste grupo transformam-se em dinheiro com menor velocidade que o Circulante. Alguns exemplos de ativo realizável a longo prazo são empréstimos concedidos a acionistas, diretores, coligadas etc. Os indicadores são parecidos com os do circulante, entretanto a realização se dará apenas num prazo superior ao do exercício social, ou seja, dali a mais de um ano.
Ativo Permanente:
No Permanente se encontram certos investimentos e itens utilizados por muito tempo pela empresa e de lenta reposição. Por exemplo, fazem parte do ativo permanente os prédios, móveis, veículos, máquinas, equipamentos e similares da empresa.
O Permanente se divide em três grupos:
1) Investimentos:são participações em outras sociedades, que não se destinam à venda. Neste subgrupo entram ainda os investimentos em aplicações permanentes sem vínculo com a atividade-fim da empresa, como obras de arte, terrenos etc.
2) Imobilizado:aqui se encontram aplicações relacionadas à atividade operacional da companhia, como marcas e patentes, veículos, equipamentos, imóvel (onde a empresa está localizada) etc.
3) Diferido:neste subgrupo se incluem despesas e aplicações de recursos realizadas em um exercício que afetarão (um ou mais) exercícios futuros. Como exemplo de ativo diferido pode-se citar gastos pré-operacionais para constituição da sociedade, despesas com pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, entre outras.
Passivos
São as dívidas que a empresa tem num determinado momento, tais como:
- Empréstimos: valores que a empresa está devendo para as instituições financeiras, como, por exemplo empréstimos, ou financiamentos.
- Duplicatas a Pagar: valores das duplicatas que a empresa está devendo, decorrente da aquisição de mercadorias/produtos a prazo.
- Contas a Pagar: valores que a empresa está devendo, sejam impostos sobre as vendas, salários/encargos, etc.
Passivo Circulante:
Neste grupo se encontram as obrigações da empresa que são pagas dentro de um ano, como por exemplo contas a pagar, salários, impostos, dívidas com fornecedores de matéria prima, financiamentos com prazo de até um ano etc.
Exigível a Longo Prazo:
Aqui são expostas as dívidas da companhia com vencimento superior a um ano, tais como títulos a pagar, financiamentos de longo prazo, fornecedores etc.
Receita
Receitas são todos os recursos provenientes da venda
...