Campo Elétrico
Ensaios: Campo Elétrico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandocosme • 20/3/2015 • 599 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
Parte 3 -Corrente, Tensão, Resistência, Potência e Frequência.
Tensão Elétrica
Tensão Elétrica, também chamada por Voltagem ou diferença de potencial elétrico pode ser entendida como uma espécie de força que faz com que circule a corrente elétrica através de um condutor e a sua unidade de medida é o Volt (V), seus submultiplos como o microvolt (uV) e o milivolt (mV) e seus múltiplos como o quilovolt (kV). Essa “força” é gerada através da diferença de potencial elétrico. Quando um condutor liga um ponto que tem um potencial elétrico baixo a um ponto que tem um potencial elétrico mais alto, uma corrente elétrica passa pelo condutor.
A corrente, a tensão e a resistência elétrica estão relacionadas entre si. Por exemplo, se pegarmos um condutor que possui uma certa resistência elétrica e a ele aplicarmos uma tensão, faremos com que circule uma certa corrente por esse condutor. Se dobrarmos a tensão aplicada, a corrente também dobra. Essa relação é mostrada na primeira lei de Ohm:
Tensão é igual ao Valor da resistência multiplicado pelo valor da corrente
V=R.I
Mudando a posição dos termos temos:
Resistência é igual ao valor da tensão dividido pelo valor da corrente
R=V/I
Corrente é igual ao valor da tensão dividido pelo valor da resistência.
I=V/R
Exemplo de uso da Lei de Ohm:
Um condutor possui 15 Ω de resistência. A este condutor é aplicado a tensão de 110V. Qual a corrente que circula pelo condutor:
I=V/R
I=110 / 15
I=7,33 A
Resposta: A corrente que circula pelo condutor é de 7,33 Amperes.
Na pratica, essa relação entre tensão, corrente e resistência produz alguns efeitos:
Quanto mais fino o condutor, maior a resistência.
Quanto maior a corrente que circula por um fio, maior a queda de tensão nele.
Qualquer cabo elétrico possui uma certa resistência por metro. Mesmo sendo muito pequena, essa resistência provoca uma queda de tensão. Quanto mais longo for o cabo elétrico, maior será queda de tensão nele. Por exemplo, a tabela AWG para fios de cobre cita que o fio 21AWG tem a resistência de 41,46 Ω por Km. Se utilizarmos um fio com 100m para transportar uma corrente de 1,2 A teremos uma queda de tensão de 4,146 Ω x 1,2 A = 4,97 V. Ou seja, quase 5 volts de queda. Se a tensão transportada for de 12 V, teremos quase 50% de perda de tensão. Agora se a tensão fosse de 120V, a queda seria menos de 5%.
Podemos minimizar a queda de tensão utilizando fios mais grossos ou mais fios. Note que nas fontes de PC varios fios
...