Carioteca
Resenha: Carioteca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DanielleGG • 18/11/2014 • Resenha • 270 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
A carioteca ou envoltório nuclear separa o núcleo do citoplasma e fica responsável pela manutenção do núcleo como um compartimento, e permitindo que a célula controle seu material genético. Só é visível apenas por um microscópio eletrônico, por que com o microscópio de luz não consegue ver a espessura de sua membrana.
O envoltório nuclear é constituído por duas membranas concêntricas que limitam uma cavidade interna a cisterna perinuclear que tem de 10 a constitui a lâmina nuclear. Na membrana externa tem ribossomos aderidos à sua superfície citoplasmática e apresenta continuidade com o retículo endoplasmático rugoso, e ao redor da membrana externa tem uma rede de filamentos intermediários citoplasmáticos, que contribuem para a sustentação mecânica do envoltório nuclear.
A carioteca é lipoprotéica, apresenta em torno de 30% de lipídio e 70% de proteína, entre as quais são glicoprotéinas. Cerca de 90% dos lipídios são fosfolipídios e os 10% restantes são triglicerídeos, colesterol e ésteres de colesterol.
A carioteca é perfurada por milhares de poros, são uniformemente espaçados e este espaçamento dos poros varia com o tipo de célula e com seu estágio funcional. E através dos poros que determinadas substâncias entram e saem do núcleo, são mais do que simples aberturas.
Nos poros existe uma complexa estrutura protéica que funciona como uma válvula , abrindo e dando passagem para determinadas moléculas e fechando em seguida, dessa forma a carioteca pode controlar a entrada e a saída de substâncias.
Dentro da carioteca na face interna encontra-se a nuclear lâmina, uma rede de proteínas que dá sustentação, e participa da fragmentação e da reconstituição da carioteca.
...