Cartões de entrevista e questionários
Seminário: Cartões de entrevista e questionários. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Roanna • 11/2/2014 • Seminário • 775 Palavras (4 Páginas) • 260 Visualizações
5.5..2 Roteiro de entrevista e de questionário
Devem ser tomados alguns cuidados ao elaborar um roteiro de entrevistas e questionários representando a rigor uma (prévia) análise, que fará constar em um relatório, monografia, dissertação ou tese.
Alguns passos e cuidados a serem observados:
– Perguntar somente o necessário, ser breve.
– Não perguntar coisas que possam constrangi o entrevistado, ser claro e objetivo, nunca interferir na resposta, manter sigilo absoluto sobre a identidade do entrevistado e o principal, nunca esquecer que ninguém está obrigado a conceder entrevista.
5.5.3 Lembranças Importantes
Estar atento aos tipos de questionários se aberto, fechado ou misto em relação ao tipo de formulação das perguntas.
Quando a entrevista se der por meio de roteiro é estruturada. Quando ocorrer sem nenhum roteiro é aberta ou não direta.
6 Técnicas de Registro e de comunicação.
É necessário tomar algumas providências, como identificar e registar os pontos fundamentais do conteúdo, isso logo após ser lido, assistido ou feito uma conferência do material.
Dependendo das necessidades e condições do usuário, o registo pode ser apresentado de diferentes formas e obedecer a distintos critérios. Usando portanto preferencialmente folhas de papel A4, datilografadas ou digitas, ou fichas de cartolina pautada. O preenchimento da ficha, pode ser feito manuscrita ou por recorte impresso.
A sinopse, a síntese e o resumo são indicados, quando o objetivo do usuário é registrar o conteúdo.
6.1 Sinopse
Para uma representação concisa e seletiva de um conteúdo deve-se usar a sinopse, que é preferencialmente redigida pelo autor do texto, ou pelo editor da obra, porém nada impede que outra pessoa faça. Os alunos de graduação e da pós-graduação, pode habituar-se a elabolar sinopse a partir de seus próprios trabalhos de pesquisa.
É distinta por essas características:
– É uma apresentação condensada do texto da publicação, com explicações das ideias principais, sem emissão de juízo de valor.
– O leitor pode decidir sobre a conveniência ou interesse em consultar a própria publicação.
– Pode vir antes do sumário e no caso de artigo técnico-científico pode vir logo abaixo do título e autoria ou ao final do texto, antes das referencias.
6.2 Síntese
Reproduz de modo condensado os elementos essenciais, sem juízo de valor a respeito deles. Representa uma especia de súmula.
6.3 Resumo
Pode ser indicativo e informativo. Exige uma cuidadosa leitura para se identificar a ideia e pensamento do autor. É uma ordenação sistemática e breve do tema.
6.3.1 Resumo Indicativo ou Descritivo
É descrito os principais tópicos do texto original e indica-se sucintamente o conteúdo. Requer atenção na leitura para que nenhum ponto essencial seja omitido. Não deve ultrapassar 15 ou 20 linhas, usando frases curtas e de sentido completo, correspondendo a cada elemento fundamental do texto, sem limite a enumeração pura e simples das partes do trabalho.
6.3.2 Resumo Informativo ou Analítico
É uma redução do texto original em 1/3 ou ¼, excluindo os gráficos, tabelas, citações, exemplificações, mantendo as ideias principais. Expõe as finalidades, metodoligias, resultados e conclusões.
6.4 Paper e Banner
6.4.1 Paper
Paper (em inglês), é exatamente o que significa, um papel, no qual se regista um conteúdo, visando a comunicação. É um pequeno artigo científico, e serve para comunicar resultados, sejam eles parciais ou finais
...