Chuva ácida E Craqueamento Catalítico
Ensaios: Chuva ácida E Craqueamento Catalítico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ehrhardt • 31/5/2014 • 309 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
Chuva ácida
Entre os vários problemas ambientais consequentes da Revolução Industrial está a chuva ácida. A chuva contém um pequeno grau natural de acidez, que por sua vez, não agride o meio ambiente. No entanto, esse processo é intensificado em virtude do grande lançamento de gases poluentes na atmosfera, fenômeno esse, que ocorre principalmente nas cidades industrializadas, com grande quantidade de veículos automotores e em locais onde estão instaladas usinas termoelétricas. Entretanto, em função das correntes atmosféricas, as chuvas ácidas podem ser desencadeadas em locais distantes de onde os poluentes foram emitidos.
Os óxidos de nitrogênio (NO e NO2), dióxido de carbono (CO2) e o dióxido de enxofre (SO2) (liberados na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis) em reação com as partículas de água que formam as nuvens, tem como resultado o ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4), que depois se precipitam em forma de chuva, neve ou neblina, caracterizando as chuvas ácidas.
As chuvas ácidas prejudicam as lavouras, altera os ecossistemas aquáticos, contribui para a destruição de florestas, danifica edifícios, corroí monumentos históricos, contamina a água potável, e sobretudo, prejudica a saúde humana.
Craqueamento catalítico
Modern cracking utiliza zeólitas como catalisador. Estes são aluminossilicatos complexos, e são reticulados grandes de alumínio, silício e os átomos de oxigênio carregando uma carga negativa. Eles são, naturalmente, associados com íons positivos, tais como íons de sódio. Você pode ter chegado através de um zeólito, se você sabe sobre as resinas de troca iônica utilizado em amaciadores de água.
O alcano é colocado em contato com o catalisador a uma temperatura de cerca de 500 ° C e pressões moderadamente baixas.
A zeólita utilizada em craqueamento catalítico é escolhida para dar percentagens elevadas de hidrocarbonetos que têm entre 5 e 10 átomos de carbono - particularmente útil para a gasolina (a gasolina). Também produz elevadas proporções de alcanos ramificados e hidrocarbonetos aromáticos como o benzeno.
...