Chuva ácida - Monumentos
Trabalho Escolar: Chuva ácida - Monumentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julhiana • 15/6/2014 • 220 Palavras (1 Páginas) • 3.065 Visualizações
CHUVA ÁCIDA EM OUTDOOR
A chuva ácida acelera consideravelmente o processo de corrosão de prédios, monumentos e edifícios. Desgasta pontes, fios elétricos, pinturas e latarias de carros, estátuas, concreto e o vidro. (Rios, 2008) .
Muitos monumentos históricos, como estátuas e patrimônios da humanidade, são feitos pensando-se que eles irão permanecer por séculos. Porém, devido à ocorrência de chuva ácida, esses objetos vão sendo corroídos e destruídos em menor tempo que o previsto ( Fogaça, 2010) .
A maioria dos monumentos históricos são feitos a partir de pedras e mármore. A chuva ácida ataca as pedras em geral principalmente os mármores, que são feitos de carbonatos de cálcio e magnésio e outros. A chuva também corroí os tanques de estocagem de postos de combustíveis (Lucena, 2012) .
A DISSOLUÇÃO DE MONUMENTOS HISTÓRICOS
A maioria dos monumentos históricos são feitos de mármore, que é o carbonato de cálcio em sua forma cristalina (CaCO3(s)), e de pedra-sabão, cuja constituição apresenta o carbonato de sódio (Na2CO3(s)). Portanto, a chuva contém sais e os monumentos contêm sais. Tanto o carbonato de cálcio quanto o carbonato de sódio são sais que reagem com os principais ácidos da chuva, o ácido nítrico e o ácido sulfúrico. Como regra, os sais que são sulfatos e nitratos são solúveis em água. Por isso, a chuva ácida literalmente dissolve os monumentos históricos. ( Fogaça, 2010)
...