Ciencia Humana
Artigos Científicos: Ciencia Humana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaobatista86 • 26/11/2014 • 314 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
É a formação generalista que permite, após um período de estudos específicos, atuar como bacharel em profissões da área de humanidades, como Economia, Direito e Turismo, ou dar aulas de disciplinas como geografia, história e filosofia, no caso do licenciado. O bacharel encontra trabalho em instituições públicas e em empresas privadas. Já o licenciado está apto a dar aulas de ciências humanas, sociais e filosofia no ensino fundamental e médio.Os temas que podem ser abordados são bastante abrangentes. No entanto, o professor Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante, identifica dois eixos temáticos principais para o Enem. O primeiro trata do exercício da cidadania e da reivindicação por liberdade. “Em ano de eleições gerais e após as manifestações recentes, aspectos relacionados à cidadania em geral e à liberdade de imprensa e de expressão podem ser cobrados de diversas maneiras nas questões”, explica.
O segundo eixo é o dos direitos humanos, incluindo igualdade de gênero, racismo e homofobia. “Os direitos das mulheres, especialmente em países islâmicos, e o combate a práticas discriminatórias contra homossexuais e negros podem aparecer”, aposta.
De acordo com o professor Gianpaolo Franco Dorigo, do Anglo, o Enem dá bastante importância a movimentos sociais. “Ocorre com alguma frequência o questionamento sobre o movimento operário e suas lutas, tanto no Brasil do século XX quanto nos primórdios da Revolução Industrial inglesa", explica ele. Na História do Brasil, muitas vezes o movimento operário é analisado à luz das relações com o Estado, principalmente na época do trabalhismo de Getúlio Vargas.
Já no século XIX, afirma o professor, a atuação de movimentos sociais no Brasil envolve principalmente a luta pela emancipação dos escravos e a posterior inserção dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Mas fique atento: segundo Gianpaolo, o Enem costuma priorizar a História do Brasil. "A preocupação com História do Brasil é evidente, com as perguntas sobre o assunto geralmente superando aquelas consideradas de História Geral", constata ele.
...